Casos de sucesso mostram que a combinação entre tradição, gestão estruturada e vínculos afetivos pode romper estatísticas e garantir longevidade
No Brasil, cerca de 90% das empresas têm perfil familiar, empregam 75% da força de trabalho e respondem por mais da metade do PIB nacional. Apesar de sua relevância para a economia, a longevidade segue sendo um grande desafio: segundo estudo do Banco Mundial, apenas 30% dessas empresas atingem a terceira geração e, desse universo, somente metade sobrevive à sucessão para uma nova faixa de descendentes.
Ainda assim, há histórias que desafiam essas estatísticas. Esses exemplos evidenciam como o “DNA familiar” pode ser aliada estratégica: vínculo emocional, comprometimento de longo prazo, tomada de decisões ágil e coesão entre os membros são algumas das vantagens inerentes aos negócios familiares. Contudo, os desafios são reais e exigem maturidade institucional. É justamente esse equilíbrio, entre raízes familiares e gestão profissional, que torna as histórias bem sucedidas tão inspiradoras. Elas mostram que, com visão, dedicação e cuidado, é possível não apenas resistir às estatísticas, mas também prosperar e deixar um legado que ultrapassa gerações. Pensando nessa união, conheça duas famílias que unem empreendedorismo e laços fraternos no dia a dia:
Entre essas histórias, está a da família Donato, que comanda a Castelões Cantina e Pizzaria, há 101 anos, a pizzaria mais antiga do Brasil, na região central de São Paulo. A casa, fundada em 1924 por Vicente Donato e Ettore Siniscalchi – ambos de origem italiana, respectivamente Calábria e Nápoles – e hoje comandada pelo restaurateur Fábio Donato, 3ª geração da família à frente do negócio, é palco de uma herança familiar que atravessa gerações. Foi ao lado do pai, ainda na infância, entre idas ao Mercado Municipal e lições que incluíam selecionar linguiças e aprender a lidar com os insumos da cantina, que Fábio descobriu seu propósito. Mesmo sem saber, foi ali que começaram os primeiros passos de quem assumiria o comando da Castelões Cantina e Pizzaria décadas mais tarde, após a partida do avô, Vicente Donato, e do pai. Os ensinamentos dos ancestrais moldaram valores como respeito, honestidade e dedicação, pilares que ainda hoje sustentam a operação.
Já a Casa de Bolos, maior rede de franquias de bolos do Brasil e pioneira no segmento, tem a trajetória marcada pela construção familiar que tem como base o sabor do bolo de vó, o carinho, afeto e a união para prosperar. Em 2009, em Ribeirão Preto, após uma dificuldade financeira, a família Ramos decidiu transformar as receitas caseiras da matriarca Sônia Ramos, também conhecida como Vó Sônia, em negócio. Em 2010, com o apoio dos filhos, a empreendedora decidiu alugar um ponto comercial para iniciar as vendas no centro da cidade. De bolo em bolo e com a união da família, o negócio prosperou e em menos de dois anos a Casa de Bolos passou a operar no modelo de franquias. Em 2024, o negócio familiar ultrapassou fronteiras do Brasil quando inaugurou a primeira unidade em Lisboa. Com a meta de alcançar 650 lojas até o fim de 2025 e expandir ainda mais para o exterior, a Casa de Bolos, que prevê encerrar o ano com o faturamento de R$ 650 milhões, mostra que amor, resiliência e parceria podem transformar um simples café da tarde em uma história de sucesso que inspira todo o Brasil.
Já a Pizza Prime, maior rede brasileira de pizzarias, também teve início como negócio familiar. Em 2001, Gabriel Concon, então com 19 anos, iniciou sua trajetória empreendedora ao adquirir, junto com o pai, Aus Vimar (Bi) Concon, uma primeira pizzaria no bairro da Aclimação, em São Paulo. A expansão do negócio começou em 2005, quando surgiu a oportunidade de comprar mais duas lojas, sendo que uma delas, Gabriel, adquiriu em parceria com o irmão, Thiago Concon, 45. Em 2008, a família inaugurou a primeira loja totalmente construída do zero, e, em 2011, todas as unidades foram unificadas sob a marca Pizza Prime. Em 2015, a irmã Mariane Concon, e o caçula João Felipe Concon, também passaram a integrar a gestão da empresa, estabelecendo a sociedade familiar que hoje abrange 20 unidades franqueadas sob o comando dos irmãos em parceria com Gabriel. Atualmente, a marca, que soma mais de 80 unidades em 11 estados, planeja encerrar o ano com 100 lojas e faturamento de R$ 180 milhões. Para os próximos dois anos, projeta alcançar 200 operações em todo o país.




