Evento foi realizado nas quadras cobertas da Universidade e contou com palestras sobre mudanças climáticas e empreendedorismo na era digital
A Uniube promoveu, no Campus Aeroporto, em Uberaba, o 18º Encontro de Tecnologia (ENTEC). Durante o evento, foram apresentados cerca de 50 protótipos físicos e softwares desenvolvidos por alunos das Engenharias e de Tecnologia da Informação — veja imagens das apresentações aqui.
Os trabalhos desenvolvidos e apresentados no ENTEC pelos acadêmicos da Uniube tiveram como base pesquisas passíveis de publicação em revistas científicas e também de serem patenteadas com o aval do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Aberto à comunidade, o ENTEC contou ainda com duas palestras especiais na programação, sendo a primeira sobre recursos hídricos e mudanças climáticas, com Alcione Wagner, e a segunda relacionada ao empreendedorismo na era digital, com Nelson Marinelli Filho.
“Participar do ENTEC foi uma experiência extremamente enriquecedora. Tive a oportunidade de apresentar meu projeto e compartilhar o que venho desenvolvendo ao longo do curso, além de prestigiar os trabalhos de outros colegas e aprender com cada um deles. O evento proporcionou um ambiente de troca de conhecimentos, inovação e valorização do esforço de todos os estudantes da Uniube”, diz o acadêmico do 4º período de Engenharia de Computação, Enzo Coelho.
A Pró-reitora de Ensino Superior da Uniube, Heliodora Collaço, destaca que o ENTEC reafirma o compromisso institucional da Universidade em promover aos alunos uma formação sólida, consistente e inovadora, alinhada às demandas da sociedade contemporânea.
Collaço pontua ainda que o fato de o ENTEC ser realizado durante a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) promovida pelo MCTI contribuiu para ressaltar a importância da sustentabilidade e da responsabilidade ambiental no desenvolvimento tecnológico.
“Também apresentou as inúmeras possibilidades de atuação para os profissionais de Engenharia e de Tecnologia, principalmente diante das mudanças climáticas e do aumento populacional, que exigirão soluções com base na eficiência energética, sustentabilidade e novas formas de se pensar o planejamento e o desenvolvimento urbano”, afirma.
A Pró-reitora diz ainda que os projetos apresentados no ENTEC foram desenvolvidos com base em metodologias ativas, como o PBL (Problem-Based Learning), e permitiram aos alunos a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre letivo em situações reais, fortalecendo competências técnicas, de comunicação, trabalho em equipe, resolução de problemas e inovação.
“A cada edição, o ENTEC Uniube se consolida como um espaço de integração entre ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo o protagonismo discente e evidenciando a relevância acadêmica e social da Uniube como agente de transformação e desenvolvimento”, conclui Heliodora Collaço.




