Close Menu
Fatos Amazonas
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Trending
    • Rádio Câmara Manaus relembra sua história em homenagem aos 90 anos do programa ‘A Voz do Brasil’
    • Nova Frente Parlamentar na CMM busca garantir direitos de pessoas com TEA e outras condições atípicas
    • Setembro Amarelo no TCE-AM destaca prevenção e valorização da vida
    • TCE-AM reprova contas e multa gestor do SAAE de São Sebastião do Uatumã em R$ 32,4 mil
    • Famosos prestigiam lançamento de livro da “pediatra dos famosos”
    • Prefeitura de Manaus revitaliza drenagem e passeio público na avenida 7 de Setembro, no Centro
    • Primeiro dia da 30ª edição do Futurecom debate a próxima década da conectividade com foco em IA, 5G e infraestrutura digital
    • Governo de Roraima distribui kits de fardamento a estudantes Ingarikó em áreas de difícil acesso
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Fatos AmazonasFatos Amazonas
    • Início
      • Quem Somos
    • Manaus
      • famosos
      • Educação
      • Polícia
      • Política
      • Prefeitura de Manaus
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Amazonas
      • Governo do Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Contato
    Fatos Amazonas
    Home»Saúde»8 dicas para consumir chocolate de maneira saudável
    Saúde

    8 dicas para consumir chocolate de maneira saudável

    Redação Fatos AMBy Redação Fatos AM18 de março de 2024Nenhum comentário6 Mins Read
    Foto: Reprodução
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Na Páscoa, apesar do caráter religioso da data, é à mesa que a principal iguaria é aguardada: os ovos de chocolate. Em variadas texturas e sabores – dos básicos aos mais gourmetizados –, eles não podem faltar na celebração. E não são só as crianças que esperam ansiosas, muitos adultos não resistem à tentação e até exageram no consumo.

    O chocolate é um dos alimentos mais apreciados no mundo. Produzido a partir do cacau, um fruto que nada lembra o doce, nasce da árvore Theobroma cacao, cujo significado é “alimento dos deuses” e, talvez, aí esteja um dos segredos. Mas muitos dizem que é o alimento da felicidade. Se as coisas não andam bem, basta comer um pedaço de chocolate que tudo melhora. E há explicações científicas para isso.

    Benefícios do chocolate para o corpo

    Essa guloseima é rica em vitaminas e nutrientes que apresentam efeitos antioxidantes, anti-hipertensivos, anti-inflamatórios e antitrombóticos. Porém, estes benefícios para saúde sempre dependerão da concentração de cacau. Quanto mais escuro e amargo, mais compostos benéficos.

    E é a ação deles que pode provocar a tal felicidade. Destaque para a teobromina, um composto quimicamente semelhante à cafeína, que tem um efeito estimulante e a feniletilamina (também conhecida como “hormônio da paixão”), responsável por despertar a sensação de prazer.

    Um consumo equilibrado de chocolate pode contribuir para elevar a serotonina (hormônio da felicidade) e, consequentemente, a sensação de bem-estar no organismo, reduzindo a ansiedade, o estresse e contribuindo para a saúde cerebral. O ideal é uma porção diária de cerca de 30 a 40 gramas, de preferência com alto teor de cacau, a partir de 70%.

    Consumindo chocolate da maneira correta

    Para aproveitar todos os benefícios do chocolate, o Prof. Dr. Durval Ribas Filho, nutrólogo, endocrinologista Fellow da Obesity Society FTOS – USA e Presidente da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), lista algumas dicas de como consumi-lo corretamente. Confira!

    1. Opções de chocolate mais saudáveis

    O chocolate ser saudável ou não sempre dependerá da concentração de cacau. Quanto maior, a partir de 70%, e mais escuro e amargo, melhor para a saúde. Os mais consumidos, como o ao leite, possuem baixa concentração de cacau, perdendo os principais benefícios do chocolate. Porque para se obter um sabor menos amargo, a maioria dos chocolates contém um alto teor de açúcar e gorduras, o que aumenta seu índice calórico e se perde parte de suas propriedades, favoráveis para a saúde.

    2. Concentração do cacau faz diferença para saúde

    No chocolate amargo, a concentração de cacau é entre 60% e 100%; o meio amargo contém de 40% a 55%. Os amargos, a partir de 70%, são fonte de antioxidantes e fibras, levam pouco ou nenhum leite, o que reduz a chance de se ter gordura saturada, e são elaborados com menos açúcar, gordura e sódio. Os dois tipos são ricos em magnésio, ferro e selênio e aliados da circulação sanguínea, do bom colesterol (HDL) e podem contribuir na redução do apetite e no aumento do metabolismo.

    A opção ao leite, por outro lado, está entre os preferidos por sua cremosidade e por ser mais doce. Mas, por conter menos cacau, traz menos benéficos à saúde. O chocolate branco é produzido a partir da manteiga do cacau. É mais calórico e seus benefícios estão na característica de não possuir cafeína, em sua composição, e oferecer mais energia para o corpo.

    A opção ruby, apesar da cor, não leva corantes. É produzido a partir de um tipo de cacau, cuja fruta possui sementes na cor rosada, resultado do ambiente do cultivo que dão esta característica peculiar à matéria-prima. Menos doce, possui 47,3% de cacau – semelhante a um chocolate meio amargo – e sua quantidade de gordura é de cerca de 36%, próximo ao chocolate branco. É rico em ácido cítrico, antioxidantes e fonte de vitaminas A e B.

    3. Substituições para diabéticos, intolerantes e veganos

    Para as pessoas com restrições alimentares, como os diabéticos, intolerantes ao glúten e à lactose ou veganos, há chocolates à base de soja – produzidos com extrato de soja 100% vegetal e sem adição de lactose e pouco sódio.

    Outra opção é a alfarroba, fruto semelhante a uma vagem de feijão, de onde se extrai a polpa, que é torrada e moída para obter o pó utilizado em substituição ao cacau. É saudável e menos calórica, tem cor marrom escuro e sabor adocicado.

    Além disso, não possui estimulantes, como a cafeína e teobromina, e tem um baixo índice glicêmico. Tem em torno de 0,7% de gordura e açúcares naturais como sacarose, glucose e frutose e é isenta de lactose e glúten. O cacau, por outro lado, possui cerca de 23% de gordura e 5% de açúcar.

    4. Não se prive do chocolate

    A privação, não apenas do chocolate, mas de vários alimentos, pode gerar uma compulsão posterior por influenciar numa descompensação psicológica, em especial nos diabéticos, pelo risco de afetar o controle da doença. Não precisa se privar do prazer de consumir chocolate, desde que se tenha uma dieta equilibrada e a glicemia sob controle.

    5. Prejuízos do consumo exagerado de chocolate

    A ingestão de muita gordura, açúcar e leite – base da maioria dos chocolates – traz prejuízo, principalmente, para o funcionamento adequado do fígado e pode causar sintomas como náuseas, refluxo, diarreia, dor de cabeça e no estômago e mal-estar por alguns dias. Estes distúrbios digestivos são as principais queixas quando se exagera no chocolate. É preciso lembrar que a vida continua no pós-Páscoa.

    6. O que fazer após o consumo exagerado de chocolate

    Após o consumo exagerado de chocolate, é recomendado ter uma alimentação mais leve, com muitas frutas, verduras e legumes, evitando carnes vermelhas e reduzindo o consumo de pães, massas, biscoitos – fontes de carboidrato simples –, optando por carboidratos complexos, como a batata-doce. A boa hidratação também é fundamental.

    7. O chocolate pode viciar

    O vício é um risco quando se consome qualquer alimento de forma exagerada – inclusive o chocolate –, mesmo sem ter fome e sem a necessidade de ingeri-lo, chegando ao ponto de comer escondido para saciar o desejo e ter a sensação de bem-estar, gerado pelo aumento na liberação de serotonina no cérebro. Este descontrole pode causar uma dependência e um quadro de compulsão alimentar, um transtorno ligado à saúde mental, desencadeando gatilhos emocionais como tristeza, medo, ansiedade e alegria.

    8. Comendo chocolate sem ultrapassar dos limites

    Para consumir o chocolate sem ultrapassar os limites, tente não se guiar pelo impulso de consumir em excesso, mesmo em uma comemoração como a Páscoa. Além disso, fique atento aos rótulos: ingredientes e quantidades. Opte pelo menor teor de açúcar, gordura e carboidrato e maior teor de cacau, mesmo nas versões diet e light. Se ganhar muito chocolate, consuma algumas porções e congele as que sobrarem. Assim sua Páscoa durará mais tempo.

    O TEMPO 

    Compartilhe isso:

    • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
    • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

    Relacionado

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Redação Fatos AM
    • Website

    Related Posts

    Setembro Amarelo no TCE-AM destaca prevenção e valorização da vida

    30 de setembro de 2025

    Mesmo com avanço da tecnologia médicos de diferentes regiões do Brasil têm dificuldade de acesso

    30 de setembro de 2025

     Estou com varizes. E agora?

    30 de setembro de 2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Nossas Redes
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Publicidade
    Demo
    Comentários
      Fatos Amazonas
      Facebook X (Twitter) Instagram
      © 2025 FatosAM. Todos os direitos reservados. Mantido por Jota Conecta

      Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.