Close Menu
Fatos Amazonas
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Trending
    • Festival de Parintins 2026: PC-AM reforça ações preventivas para proteção de mulheres, crianças e adolescentes em Parintins
    • Comunidades indígenas de São Gabriel da Cachoeira recebem atendimento do Idam com emissão de documentos rurais e palestras
    • Governador Roberto Cidade vistoria obras na FCecon e no SPA Coroado
    • Festival de Parintins 2026: Estação da Cultura impulsiona economia criativa e valoriza talentos amazonenses
    • Exposição une realidade virtual à arte rupestre em uma experiência inédita em Manaus
    • Sine Manaus oferta 573 vagas de emprego nesta sexta–feira, 26/6
    • Festival de Parintins 2026: Investimentos do Governo do Amazonas reforçam a estrutura e ampliam a visibilidade do Festival
    • Samu Manaus promove oficina para servidores da Maternidade Dr. Moura Tapajóz
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Fatos AmazonasFatos Amazonas
    • Início
      • Quem Somos
    • Manaus
      • famosos
      • Educação
      • Polícia
      • Política
      • Prefeitura de Manaus
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Amazonas
      • Governo do Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Contato
    Fatos Amazonas
    Home»Manaus»Prefeitura promove ação voltada à prevenção da obesidade na clínica da família Fábio do Couto Valle
    Manaus

    Prefeitura promove ação voltada à prevenção da obesidade na clínica da família Fábio do Couto Valle

    Redação Fatos AMBy Redação Fatos AM10 de outubro de 2023Nenhum comentário3 Mins Read
    Fotos - Divulgação / Semsa
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Em referência ao Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, a Prefeitura de Manaus promove, nesta quarta-feira, 11/10, uma ação de saúde visando sensibilizar a população para a doença e oportunizar o acesso a serviços para evitar o excesso de gordura corporal. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a ação acontece na clínica da família Desembargador Fábio do Couto Valle, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste da capital, no período matutino.

    A programação inicia às 7h30, com um aulão de ginástica reunindo usuários de diversos grupos atendidos na unidade de saúde, conduzido pelo profissional de Educação Física, Ronaldo Corrêa de Souza. As equipes vão ofertar ainda consultas médicas e de enfermagem, aferição de medidas corporais, avaliação nutricional, aferição de pressão arterial e glicemia, e ações de educação em saúde, entre outros serviços e orientações com foco no controle do peso.

    A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Respiratórias, Obesidade e Neoplasias, enfermeira Liliana Lima Melo, destaca que a ação busca chamar a atenção das pessoas sobre a doença, que é caracterizada pelo excesso de gordura corporal e é também fator de risco para várias outras morbidades, a exemplo de hipertensão arterial, diabetes e dores articulares.

    “Muitas pessoas não veem a obesidade como doença, como problema de saúde. Elas buscam a unidade básica apenas por conta da pressão alta, da diabetes ou outra condição. E prevenir a obesidade é essencial, pois com isso prevenimos várias doenças associadas a ela”, enfatiza.

    Circuito de saúde

    Dentro da programação, das 7h30 às 11h, as equipes da clínica da família vão conduzir os usuários num circuito de saúde, composto de estandes com informações e serviços de saúde sobre vários aspectos relativos à obesidade. Na área de nutrição, por exemplo, as equipes vão informar sobre alimentação saudável e a composição nutricional dos alimentos, enquanto a farmácia de fitoterápicos vai apresentar plantas medicinais que auxiliam no processo de emagrecimento.

    Já na estação de fisioterapia, profissionais da unidade vão orientar os usuários sobre dores articulares e excesso de peso, e ofertar sessões de auriculoterapia, prática complementar de saúde baseada na pressão em pontos específicos da orelha, enfatizando pontos relacionados a funções de controle do peso. O circuito terá ainda a exibição do documentário “Muito além do peso” (2012).

    Liliana Melo destaca ainda, dentro dos serviços ofertados, a avaliação antropométrica, que inclui a aferição do peso, altura, circunferência abdominal, dobras cutâneas, entre outras medidas. A partir desses dados é calculado o índice de massa corporal (IMC), utilizado no diagnóstico de obesidade e obtido a partir da divisão do peso (em quilos) pelo quadrado da altura (em metros).

    “Vamos fazer a avaliação dos usuários, e aqueles que estiverem com um IMC indicativo de obesidade vão começar a fazer acompanhamento da doença na unidade, se já não tiverem começado”, pontua a gestora.

    Risco

    Doença do metabolismo, causada pelo aumento excessivo da gordura corporal, a obesidade pode atingir vários órgãos do corpo, como fígado, coração, rins e articulações, predispondo a diversas doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), como diabetes tipo 2, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão, doenças cardiovasculares, e várias formas de câncer, além de desencadear problemas de saúde mental.

    Dados do Ministério da Saúde, obtidos pela pesquisa anual de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), apontam que Manaus esteve entre as capitais brasileiras com maior índice de adultos com obesidade. Conforme a pesquisa, a capital figurou em 1º lugar no ranking entre 2017 e 2020, passando ao 2º lugar em 2021 e finalmente ao 6° lugar em 2023.

    — — —

    Texto – Jony Clay Borges / Semsa

    Compartilhe isso:

    • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
    • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

    Relacionado

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Redação Fatos AM
    • Website

    Related Posts

    Prefeitura de Manaus intensifica recuperação asfáltica no Nova Esperança e melhora mobilidade na zona Oeste

    24 de junho de 2026

    Prefeitura soma mais de 1,6 mil ações fiscais de janeiro a maio para ordenamento urbano na capital

    24 de junho de 2026

    Prefeitura de Manaus instala novos bancos na estação São Jorge e reforça melhorias no sistema de transporte coletivo

    23 de junho de 2026
    Leave A Reply Cancel Reply

    Nossas Redes
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Publicidade
    Demo
    Comentários
      Fatos Amazonas
      Facebook X (Twitter) Instagram
      © 2026 FatosAM. Todos os direitos reservados. Mantido por Jota Conecta

      Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.