Close Menu
Fatos Amazonas
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Trending
    • Carlos Pai Amado media solução para cobrança irregular da Águas de Manaus no Japiim
    • Câmara Municipal de Manaus celebra formação e oportunidade no Dia do Estagiário
    • Prefeitura de Manaus nomeia mais 13 profissionais aprovados no concurso público da Semsa
    • Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta segunda-feira
    • Prefeito David Almeida dá início ao ‘2º Curso de Formação Profissional da Guarda Municipal de Manaus’
    • Conexão ABESE chega a Manaus com capacitação para empresas de segurança eletrônica
    • Jovens da Amazônia se preparam para a COP30 com oficinas de educomunicação e ativismo climático 
    • AgroAmigo: líderes comunitários e cooperativas facilitam o acesso ao microcrédito rural
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Fatos AmazonasFatos Amazonas
    • Início
      • Quem Somos
    • Manaus
      • famosos
      • Educação
      • Polícia
      • Política
      • Prefeitura de Manaus
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Amazonas
      • Governo do Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Contato
    Fatos Amazonas
    Home»Educação»Enem 2023: Saiba como é feito o cálculo da nota pela Teoria de Resposta ao Item (TRI)
    Educação

    Enem 2023: Saiba como é feito o cálculo da nota pela Teoria de Resposta ao Item (TRI)

    Redação Fatos AMBy Redação Fatos AM30 de outubro de 2023Nenhum comentário6 Mins Read
    Foto: Shutterstock/Gabriel Ramos
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Após a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que neste ano irá ocorrer nos dias 5 e 12 de novembro, os candidatos ficam curiosos em relação ao seu desempenho nas provas. No entanto, calcular a nota do Enem apenas com base no número de questões acertadas não é suficiente. Isso acontece porque a Teoria de Resposta ao Item (TRI) é utilizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para calcular a pontuação do exame.

    “A TRI é um conjunto de modelos matemáticos que busca representar a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente a uma questão, seu conhecimento na área em que está sendo avaliado e as características dos itens”, explica o Inep.

    O Enem funciona como o maior vestibular para as universidades públicas e privadas do País. Mais de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram para esta edição.

    O que é a Teoria de Resposta ao Item (TRI) do Enem?

    Conforme o Inep, a TRI considera a particularidade de cada item. Neste sentido, as notas não dependem da quantidade de itens da prova, mas de cada item que a compõe. “Sendo assim, duas pessoas com a mesma quantidade de acertos na prova são avaliadas de forma distintas, a depender de quais itens estão certos e errados e podem, assim, ter notas diferentes.”

    A TRI procura modelar o comportamento de uma questão por meio de uma curva que mostra a relação entre a probabilidade de acerto e a habilidade dos participantes.

    Pelo método de correção, errar perguntas fáceis e ir bem nas questões complexas leva a uma “punição” na nota. Estatisticamente, seria improvável o candidato ter acertado apenas as difíceis e, portanto, provavelmente houve chute. Conforme o nível de dificuldade de cada pergunta, o Inep elabora uma função matemática para cravar quanto de conhecimento o candidato tem em cada questão da prova.

    “Quando dizemos que o participante acertou uma questão ‘no chute’, não significa que sua nota irá diminuir, mas ela não tem tanto valor como se o participante tivesse acertado os itens com a coerência pedagógica esperada. Então, sempre é melhor responder à questão do que a deixar em branco, pois uma questão certa sempre aumenta a nota, e uma questão deixada em branco é corrigida como errada”, acrescenta o Inep.

    Quais são os parâmetros da Teoria de Resposta ao Item (TRI) do Enem?

    O modelo matemático da TRI usado no Enem possui três parâmetros que expressam as informações do item, essenciais para avaliar suas características e, consequentemente, a medida do conhecimento. São eles:

    – Parâmetro de discriminação: é o poder de discriminação que cada questão possui para diferenciar os participantes que dominam dos participantes que não dominam a habilidade avaliada naquela questão.

    – Parâmetro de dificuldade: associado à dificuldade da habilidade avaliada na questão – quanto maior seu valor, mais difícil é a questão. Ele é expresso na mesma escala da proficiência. Em uma prova de qualidade, devemos ter questões de diferentes níveis de dificuldade para avaliar adequadamente os participantes em todos os níveis de conhecimento.

    – Parâmetro de acerto casual: em provas de múltipla escolha, um participante que não domina a habilidade avaliada em uma determinada questão da prova pode responder corretamente a um item devido ao acerto casual. Assim, esse parâmetro representa a probabilidade de um participante acertar a questão não dominando a habilidade exigida.

    No Enem, a estimação da proficiência tem como base a consistência das respostas e as características (parâmetros) de cada questão. “Entretanto, esses parâmetros não podem ser interpretados como pesos, e está errada a inferência de que a divulgação dos parâmetros possibilitaria a reprodução dos cálculos com simples ponderações”, explica o Inep.

    Em junho deste ano, o Inep publicou informações sobre a TRI e realizou uma live para explicar sobre a metodologia de cálculo das notas do Enem. Assista ao conteúdo no canal do Inep no YouTube.

    Como é feita a correção das questões de múltipla escolha nas provas objetivas?

    O cálculo das proficiências dos participantes a partir de suas respostas às questões de múltipla escolha das provas objetivas tem como base a TRI, em que o valor de cada questão varia conforme o porcentual de acertos e erros do candidato.

    Desta forma, mesmo que dois candidatos acertem o mesmo número de questões, não necessariamente terão a mesma pontuação.

    Questões com níveis de dificuldade diferentes resultam em pesos diferentes que variam de acordo com os acertos de cada candidato?

    Em resumo, o valor de cada questão vai depender do acerto nas outras. A ideia é medir com mais precisão a proficiência nas matérias e evitar que chutes sejam recompensados. Pela TRI, um candidato que acertar algumas questões consideradas difíceis sem ter pontuado em várias mais simples será “punido” na nota.

    Esse método de avaliação é usado em outros testes?

    A TRI é uma metodologia de cálculo usada em outros testes como o TOEFL (que mede a proficiência em língua inglesa) e o SAT (Scholastic Aptitude Test ou Scholastic Assessment Test, usado no ingresso dos estudantes americanos na universidade). Aqui no Brasil, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e a Prova Brasil também usam a TRI.

    Nota da redação do Enem

    A nota da redação, no entanto, não é calculada pelo TRI. Atribuída em uma escala que varia entre 0 e 1000 pontos, é disponibilizada ao participante, respeitando-se os critérios propostos no portal do Inep.

    Ela é corrigida por pelo menos dois corretores, de forma independente.

    Cada corretor atribui uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências exigidas. A nota total de cada corretor corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das competências.

    Competências exigidas do texto:

    – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

    – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa

    – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

    – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

    – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

    Cronograma:

    Data das provas: 05 e 12/11/2023;

    Divulgação dos Gabaritos: 24/11/2023;

    Resultados: 16/01/2024.

    AM Post

    Compartilhe isso:

    • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
    • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

    Relacionado

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Redação Fatos AM
    • Website

    Related Posts

    Aula inaugural do projeto Aprova Terceirão ocorreu neste sábado para mais de 300 estudantes

    16 de agosto de 2025

    Programa Parlamento Jovem recebeu cinco escolas nesta semana, na Assembleia Legislativa do Amazonas

    15 de agosto de 2025

    Nilton Lins apresenta oportunidades de pós-graduação em Engenharia no 1º Cenatec

    15 de agosto de 2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Nossas Redes
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Publicidade
    Demo
    Comentários
      Fatos Amazonas
      Facebook X (Twitter) Instagram
      © 2025 FatosAM. Todos os direitos reservados. Mantido por Jota Conecta

      Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.