Logo após o pôr do sol, em 28 de julho, olhe para o céu: a Lua estará em destaque, e bem próxima dela, você verá Marte brilhando como um ponto avermelhado.
Um espetáculo visível em todo o Brasil, mesmo nas cidades com muita iluminação!A aproximação entre Marte e a Lua poderá ser observada a olho nu, sem a necessidade de telescópio ou binóculo. A Lua servirá como guia perfeita para localizar o planeta vermelho, que se destacará no céu no início da noite e permanecendo visível até, aproximadamente, 20h30 para quem possui um céu com poluição luminosa e 21 horas para um céu sem poluição luminosa.
Quem tiver acesso a um binóculo ou telescópio poderá ver ainda mais: dependendo do equipamento utilizado, será possível observar a Lua e Marte ao mesmo tempo no mesmo campo de visão!
Além desse encontro, será possível observar também a Luz Cinérea da Lua, um fenômeno sutil e belo. Trata-se do brilho suave da parte escura da Lua, iluminada pela luz refletida da Terra, o famoso “brilho da Terra” no céu lunar.
Esse tipo de evento nos conecta com o Universo de forma única. E o melhor: você pode saber mais sobre esse e outros eventos acompanhando as lives de terças feiras, 19h30, no canal do YouTube da Urânia Planetário.
Não perca e bons céus!