Programas como Prosai, Ilumina+ e Asfalta Amazonas resultam em impactos positivos na habitação, saneamento, segurança, mobilidade e qualidade de vida
Com mais de R$ 1,65 bilhão investidos desde 2019, o Governo do Amazonas tem ampliado sua atuação no interior por meio dos programas Prosai, Ilumina+ e Asfalta Amazonas, que juntos já beneficiaram mais de 60 municípios com obras de saneamento, mobilidade urbana, iluminação pública e infraestrutura viária.
As obras e ações alcançam desde polos regionais como Parintins, Itacoatiara e Manacapuru, até localidades ribeirinhas e de difícil acesso, em uma estratégia que alia sustentabilidade, eficiência e compromisso com a redução das desigualdades regionais.
“O interior do Amazonas não pode mais ser visto como lugar de abandono ou esquecimento. Nosso governo entende que as pessoas que vivem nas cidades do interior têm os mesmos direitos de que quem vive na capital. Por isso, temos ido até onde o povo está, com obras que fazem a diferença e mudam a realidade das comunidades”, afirma o governador Wilson Lima, presidente estadual do União Brasil.
A execução desses programas está sob a responsabilidade técnica do engenheiro Marcellus Campêlo, secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). Vice-presidente estadual do União Brasil, ele tem atuado na condução e coordenação das principais obras da atual gestão do Governo do Amazonas, garantindo a celeridade no andamento dos projetos, com planejamento e controle.
“Cada obra executada no interior tem um significado especial. É uma escola que deixa de alagar, é uma criança que não precisa mais atravessar a lama para chegar em casa, é uma praça iluminada que volta a ser ponto de encontro. O planejamento que executamos obedece à lógica da transformação real, com eficiência, escuta às lideranças locais e respeito à população”, destaca Marcellus Campêlo.
Esse trabalho coordenado pela Sedurb e UGPE permite uma atuação sinérgica entre os programas, otimizando os resultados alcançados. Enquanto o Programa de Saneamento Integrado (Prosai) promove drenagem e urbanização, o Asfalta Amazonas complementa com infraestrutura viária, e o Ilumina+ assegura iluminação eficiente e segura, com instalação de LED.
Essa lógica articulada, segundo Marcellus Campêlo, tem sido aplicada em municípios como Parintins, onde o Prosai representa o maior investimento da história no interior. São obras que incluem drenagem profunda, reassentamento de famílias de áreas de risco, criação de parques públicos, ruas acessíveis e reflorestamento urbano, um modelo sustentável e replicável. Em Maués, o Prosai já entregou melhorias urbanas e ambientais desde o início da gestão o governador Wilson Lima, transformando bairros e elevando a qualidade de vida.
Já o Asfalta Amazonas tem sido fundamental, explica Campêlo, para conectar zonas urbanas e rurais, melhorar a mobilidade e impulsionar a economia local com vias pavimentadas, drenadas e sinalizadas.
Com 875 quilômetros de vias recuperadas em mais de 30 cidades, o programa já beneficia diretamente municípios como Novo Airão, Coari, Eirunepé, Manicoré, São Gabriel da Cachoeira, Humaitá, Tefé, entre outros. A nova fase, com R$ 305 milhões em investimentos, ampliará esse alcance, priorizando cidades com déficits históricos em infraestrutura urbana.
A presença do governo também se manifesta com força nas noites do interior. O Ilumina+ Amazonas, que já implantou mais de 100 mil pontos de LED em 55 municípios e 244 comunidades rurais, leva segurança, economia e sustentabilidade a regiões antes esquecidas. Em Tefé, a instalação das luminárias resultou em uma redução de 39% na criminalidade, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), levantados logo após a realização do serviço.
Além dos benefícios diretos à população, o programa impulsiona a indústria regional, com equipamentos de iluminação produzidos na Zona Franca de Manaus, e contribui para o meio ambiente, com projeção de redução da emissão de 151 mil toneladas de dióxido de carbono (CO₂), em 10 anos.
» TRABALHO INTEGRADO – A condução técnica do Prosai, Ilumina+ e Asfalta Amazonas, sob a coordenação da Sedurb e UGPE, atuam com planejamento urbano, engenharia, fiscalização e diálogo direto com os municípios. A gestão estadual trabalha de forma pactuada com as prefeituras para garantir que as obras atendam às especificidades de cada localidade, respeitando sua geografia, cultura e prioridades.
“Mais do que alcançar a extensão territorial do Amazonas, a gestão Wilson Lima tem adotado uma abordagem centrada nas demandas específicas do interior, com ações estruturadas e presença constante do Estado. De Alvarães a Tabatinga, de Coari a São Gabriel da Cachoeira, passando por Iranduba, Juruá, Itapiranga e Barcelos, observa-se uma atuação que prioriza o planejamento, respeita as particularidades regionais e busca reduzir desigualdades históricas por meio de investimentos concretos”, resume Marcellus Campêlo.
» Foto: Thiago Corrêa / UGPE-SEDURB