Uma comitiva de servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) do município de Maués, localizado a 267 quilômetros em linha reta da capital amazonense, conheceu as práticas exitosas e as estratégias bem-sucedidas da Prefeitura de Manaus, por meio da Semsa Manaus, na saúde pública da capital.
Formada pelo coordenador de Planejamento em Saúde, Wagner Moura, pela coordenadora da Atenção Básica, Priscille Leão, e pela coordenadora do Núcleo Tecnológico, Ana Jessye, a comitiva iniciou suas atividades na terça-feira, 12/8, quando as formas de organização, fluxos de trabalho, projetos e ações da Semsa Manaus, foram apresentados pela titular da pasta, Shádia Fraxe.
“Compartilhar experiências exitosas é fortalecer a saúde pública, que é o compromisso da nossa gestão. Por isso, ficamos honrados em apresentar práticas e estratégias que podem ser compartilhadas em outros municípios”, sintetizou Shádia Fraxe.
O subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, destacou para os visitantes a importância de qualificar as equipes de saúde para garantir avanços na cobertura assistencial e também o uso de tecnologias para obter mais alcance e precisão no monitoramento de indicadores de saúde e de produção.
“Uma equipe forte e consolidada mirando o mesmo objetivo é a base que permite o alcance dos resultados. Por isso, a Semsa Manaus investe na qualificação de suas equipes. Esse é o caminho para que as metas sejam atingidas e nós enfatizamos esse ponto”, assinalou.
Tecnologia
A visita foi concluída na quarta-feira, 13/8, e ao fazer uma avaliação da agenda, o grupo destacou que as ferramentas tecnológicas da Semsa Manaus são um diferencial na gestão da saúde pública.
“A visita foi enriquecedora, porque permitiu que víssemos de perto a importância da boa estruturação das diretorias, da coordenação efetiva dos trabalhos com os servidores muito próximos, com pessoas de formações diversas, desenvolvendo soluções tecnológicas que realmente geram um impacto positivo na saúde da população. Ficamos muito impressionados”, ressaltou Wagner Moura.
Wagner, que é egresso da Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap), explicou que a motivação da visita foram os resultados alcançados pela capital na qualidade dos serviços de saúde. “Ao longo da formação, atestei a qualidade do ensino e tive a oportunidade de conhecer o trabalho da ponta do atendimento. E isso me motivou a ter um contato mais próximo para ver aplicação das estratégias em saúde da secretaria e como a tecnologia pode ajudar nesse quesito”, disse.
Os servidores conheceram o sistema Glenda, solução voltada ao acompanhamento de gestantes atendidas na Atenção Primária à Saúde (APS), como forma aprimorar a assistência pré-natal e reduzir os casos de óbitos maternos e sífilis congênita.
O ITB, ferramenta que reúne dados de plataformas do Ministério da Saúde, como o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e outros painéis de informação, também foram apresentados à comitiva. O objetivo do ITB é aperfeiçoar o registro, o acompanhamento e avaliação de casos de tuberculose na capital, e também desenvolver ações e estratégias para controle da doença.
Outro sistema elogiado foi o Farmácia Estoque, que permite aos usuários consultar a disponibilidade dos medicamentos dispensados nas unidades de saúde da Prefeitura de Manaus, por meio do link: https://farmaciaestoque.manaus.am.gov.br/.
A consulta pode ser realizada no site da Semsa e possibilita que as pessoas tenham acesso a informações como a quantidade do medicamento e sua disponibilidade para retirada nas 187 farmácias que funcionam nas unidades de saúde da rede de Atenção Primária à Saúde.
Texto – Tânia Brandão/Semsa
Foto – Divulgação/Semsa e Kelson Zózimo/Semsa Maués