A ação aconteceu na Escola Estadual Cacilda Braule Pinto, no bairro Coroado, zona leste de Manaus
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou neste sábado (16/08), durante a 20ª edição do programa Governo Presente, 464 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.A ação aconteceu das 8h às 14h, na Escola Estadual Cacilda Braule Pinto, no bairro Coroado, zona leste de Manaus.
Os testes rápidos têm resultado em até 15 minutos. Além da testagem, as equipes da FVS-RCP volantes realizaram orientações sobre saúde sexual, com foco na prevenção combinada ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Também foram distribuídos 7,2 mil preservativos externos, 4 mil unidades de gel lubrificante, 120 autotestes para HIV e materiais educativos sobre Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós-Exposição (PEP).
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que cada participante passa por quatro testes rápidos diferentes, que permitem identificar HIV, sífilis e hepatites B e C. “Nosso objetivo é oportunizar acesso facilitado ao diagnóstico e, consequentemente, ampliar a prevenção e o cuidado em saúde”, reforça.
Quem aproveitou a ação foi o morador do Coroado, Carlos Bezerra, que realizou os testes rápidos por ser doador de sangue e ter o hábito de fazer exames a cada três meses. “Considero esses testes muito importantes, porque cuidar da própria saúde também significa cuidar da saúde do parceiro. Tenho essa preocupação e incentivo minha parceira a fazer o mesmo”, destacou.
Governo Presente
A FVS-RCP marcou presença em todas as edições, incluindo a 20ª do programa Governo Presente, atuando de forma integrada com equipe multiprofissional especializada e o apoio da unidade móvel de testagem. Dessa forma, os serviços de saúde chegaram diretamente à comunidade, promovendo o acesso da população. Com a oferta de testes rápidos, a FVS-RCP estimula a inclusão em saúde e amplia a prevenção para aqueles que, muitas vezes, não conseguem buscar atendimento durante a semana.
FOTO: Maíra Pessoa/ FVS-RCP