O programa Repórter Aleam, desta semana, traz uma edição especial dedicada ao Folclore no Amazonas, destacando a riqueza cultural que atravessa gerações e fortalece a identidade do povo amazonense. O programa, apresentado por Priscila Sena com reportagens de Adriana Araújo, produção de Michele Bahia e edição de imagens de Alex Salles, mostrará tradições, mitos, lendas, músicas, danças e festas populares, revelando a força de uma cultura que emociona, gera emprego e movimenta a economia em todo o Estado.
A edição especial sobre folclore, terá reportagens especiais sobre grandes eventos do Amazonas, como o Festival de Parintins; o Festival de Ciranda de Manacapuru, além de festas regionais do interior e também falará sobre as lendas que moldam a imaginação e a literatura amazonense. O programa também vai destacar, como o Parlamento Estadual atua na valorização da cultura por meio de leis, homenagens e investimentos em políticas públicas voltadas para o setor.
Ao longo da edição, serão exibidos depoimentos de autoridades, artistas, artesãos e representantes de festivais culturais, reforçando a importância de manter vivas as raízes da região. Dados apresentados durante o programa revelam que somente o Festival de Parintins 2025 movimentou mais de R$ 110 milhões na economia local e gerou cerca de 11 mil empregos temporários.
A repórter Adriana Araújo, destacou que entrevistar artistas, fazedores de cultura e parlamentares é sempre enriquecedor. “Nos mostra como o folclore tem um papel fundamental na nossa economia. Porém, o mais especial é perceber como essas manifestações geram um sentimento de pertencimento no nosso povo e reforçam o orgulho de ser desta terra”, avaliou.
Segundo a produtora do programa, Michele Bahia, o Especial teve como objetivo, não apenas enaltecer a beleza cultural, mas também reforçar o papel transformador do folclore.
“O folclore não é só tradição, é desenvolvimento. Ele move a economia, gera oportunidades, fortalece a identidade e ainda emociona quem participa das festas e celebrações. Mostrar isso em um programa especial é dar visibilidade a um patrimônio vivo do nosso povo”, destacou.
O programa vai ao ar nesta sexta-feira às 17h logo após o Telejornal Aleam em Foco segunda edição na TV Aleam, nos Canais 6 (Claro) e 6.2 (Sinal Aberto Digital) e também pode ser assistido no Youtube da Assembleia Legislativa.
A TV Assembleia, por meio do Programa Repórter Aleam, tem como objetivo aproximar a população dos grandes debates e acontecimentos do Estado, mostrando que a cultura, quando apoiada, se torna um instrumento de transformação social e econômica.
Texto – Michele Bahia e Adriana Araújo