Close Menu
Fatos Amazonas
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Trending
    • Festival de Parintins 2026: Caravana Azulada chega a Parintins para fortalecer espetáculo do Boi Caprichoso
    • FVS-RCP amplia acesso à prevenção durante o Governo Presente
    • Prefeito de Iranduba amplia contratos com empresa de eventos e mantém valores ocultos
    • Governo Presente: Sejusc entrega R$ 23 mil em linhas de crédito e garante acesso gratuito a documentos
    • Defensoria do Amazonas é destaque em Encontro Nacional de Defensoras e Defensores Públicos de Família
    • Governador Roberto Cidade acompanha serviços e entregas do Governo Presente para zona oeste de Manaus
    • Festa dos Visitantes 2026: Reserva on-line de pulseiras esgota em menos de 2 horas
    • Festival de Parintins 2026: Com casas decoradas, famílias mantêm tradição para receber Boi de Rua neste sábado
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Fatos AmazonasFatos Amazonas
    • Início
      • Quem Somos
    • Manaus
      • famosos
      • Educação
      • Polícia
      • Política
      • Prefeitura de Manaus
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Amazonas
      • Governo do Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Contato
    Fatos Amazonas
    Home»Educação»Secretaria de Educação dá início a 18ª Semana da Pessoa com Deficiência, em Manaus
    Educação

    Secretaria de Educação dá início a 18ª Semana da Pessoa com Deficiência, em Manaus

    Redação Fatos AMBy Redação Fatos AM21 de agosto de 2025Nenhum comentário3 Mins Read
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Ação se estende até o dia 28 de agosto com palestras, sensibilização e concursos nas escolas da rede estadual de ensino

    A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar deu início, nesta quinta-feira (21/08), à 18ª Semana da Pessoa com Deficiência. As atividades se estendem para diversas escolas da rede estadual até o dia 28 de agosto. A abertura do evento aconteceu no Salão Solimões, no Palácio Rio  Negro, Centro de Manaus. 

    No âmbito da ‘Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla’, a abertura da campanha na rede estadual de ensino contou com a presença da secretária de educação, Arlete Mendonça, representantes das Coordenadorias Distritais e Regionais de Educação, diretores escolares, pedagogos e professores da rede estadual de ensino.  

    Abordando a temática ‘Amazônia sem Barreiras: Caminhando juntos para uma sociedade mais inclusiva’, o evento contou com apresentação cultural de música, dança, dentre outros, de estudantes da capital e do interior, fala de autoridades e apresentação de stands de diversas escolas da rede.

    A secretária de educação, Arlete Mendonça, explicou que as atividades da semana vêm para prestigiar os diversos trabalhos que são realizados pelos estudantes e por seus professores, principalmente, por meio das salas de recursos nas escolas da rede. 

    “Nós estamos aqui prontos para dizer que a cada dia estaremos trabalhando por políticas públicas que estarão direcionadas para melhorar a vida dos nossos estudantes no que diz respeito a esse trabalho de inclusão de trazê-los para perto”, completou a secretária. 

    Cultura e Sensibilização de mãos dadas

    Com uma feira cultural, os alunos puderam apresentar diversas temáticas sobre a região amazônica, como a Festa da Castanha do município de Beruri (distante 173 quilômetros de Manaus), apresentado pela aluna Júlia Souza, 13 anos, do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Tiradentes. Para a aluna foi uma oportunidade de aprender sobre uma festa que ela já possuía contato. “Eu gostei muito de estudar sobre o município de Beruri porque eu já fui no município e também para a Festa da Castanha”, contou a aluna. 

    Já para a sua professora, Sandra Brito, foi uma grande satisfação poder acompanhar sua aluna em um evento como esse, onde ela pôde mostrar seu aprendizado e suas habilidades para diversos membros de outras comunidades escolares. “Esse encontro ajuda incluir todos os alunos. O evento traz os estudantes e permite que eles façam sua realidade, além de acolher com amor, carinho e proteger cada um deles”, explicou a professora.

    A Semana da Pessoa com Deficiência 

    Com a participação integrada de diversas unidades de ensino da rede estadual, a Semana da Pessoa com Deficiência é uma ação conjunta que busca promover a acessibilidade e a inclusão na região amazônica, onde os estudantes, independente de suas diferenças, podem caminhar juntos com igualdade e dignidade.

    A solenidade realizada no Palácio Rio Negro é apenas o início das diversas atividades que programadas para a semana, como afirmou a gerente da GAEE, Hellen Prata. “Estão previstas palestras nas escolas, sensibilização, concurso de escrita e de pintura, dentre outras atividades que as escolas escolheram para estar desenvolvendo com os nossos estudantes”, explicou a gerente.

    FOTO: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

    Compartilhe isso:

    • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
    • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

    Relacionado

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Redação Fatos AM
    • Website

    Related Posts

    Prefeitura de Manaus promove palestra sobre combate às fake news para mais de 800 estudantes da rede municipal

    19 de junho de 2026

     Álbum de figurinhas estimula habilidades importantes para o desenvolvimento infantil 

    19 de junho de 2026

    Concurso ‘Solta a Voz Parente’ da educação municipal de Manaus realiza tributo a artistas locais consagrados

    19 de junho de 2026
    Leave A Reply Cancel Reply

    Nossas Redes
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Publicidade
    Demo
    Comentários
      Fatos Amazonas
      Facebook X (Twitter) Instagram
      © 2026 FatosAM. Todos os direitos reservados. Mantido por Jota Conecta

      Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.