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    Home»Educação»Aleam encerra 3º Encontro das Escolas do Legislativo e dos Tribunais de Contas da Região Norte com apresentação da Carta de Manaus
    Educação

    Aleam encerra 3º Encontro das Escolas do Legislativo e dos Tribunais de Contas da Região Norte com apresentação da Carta de Manaus

    Redação Fatos AMBy Redação Fatos AM12 de setembro de 2025Nenhum comentário4 Mins Read
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    A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, encerrou nesta sexta-feira (12/9) o 3º Encontro das Escolas do Legislativo e dos Tribunais de Contas da Região Norte.

    Durante o evento, foi realizada a leitura da Carta de Manaus, documento final que reúne propostas, compromissos e perspectivas conjuntas, apresentado à Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel).

    O presidente da Abel, Roberto Lamari, avaliou positivamente o encontro e destacou a infraestrutura da Escola do Legislativo da Aleam, que, segundo ele, está entre as melhores do Brasil.

    “Na verdade, existem excelentes escolas no Brasil. Eu me referia ao presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade, que aqui possui uma estrutura muito boa. Acredito que, em termos de infraestrutura, a Escola da Aleam é a primeira. O Ceará e Santa Catarina também têm escolas excelentes, mas considero que em Manaus está a maior estrutura do país”, ressaltou.

    Lamari também afirmou que é relevante a contribuição da Escola do Legislativo da Aleam para todo o Brasil.

    “Aqui existem bons programas e projetos que estão sendo replicados em todo o país. Esse é o maior motivo de orgulho, fruto do trabalho de toda a equipe. E o 3º Encontro das Escolas do Legislativo da Região Norte comprovou isso”, enfatizou.

    O diretor da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, Jander Lasmar, destacou que, ao longo de dois dias, foram discutidos temas fundamentais para a Amazônia.

    “Encerramos o encontro falando de inovação e tecnologia no setor público, além de outros temas relevantes para a Amazônia e para o Brasil. Discutimos meio ambiente e o papel das Escolas do Legislativo no contexto social, em diferentes âmbitos que contribuem para transformar a sociedade. Finalizamos com a elaboração de uma carta de intenções, que apresentamos como propostas conjuntas”, explicou.

    A pedagoga Jacy Braga, da Escola do Legislativo da Aleam, também avaliou o encontro de forma positiva.

    “Foi um sucesso. Alcançamos os objetivos e concluímos o encontro com a satisfação de todos os conferencistas participantes. Esperamos agora cumprir os compromissos da Carta de Manaus, que está bem alinhada às demandas e aos anseios da região Norte”, afirmou.

    A última palestra do evento teve como tema “Cidadania e Educação para os Direitos Humanos: Inclusão, Direitos e Respeito à Diversidade”, ministrada pela professora doutora Lidiany Cavalcante, pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

    Carta de Manaus

    Nos dias 11 e 12 de setembro de 2025, a cidade de Manaus foi palco de um momento histórico para a educação cidadã na região Norte. O encontro reuniu representantes de Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e Tribunais de Contas do Tocantins, Amazonas, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará e Acre, todos comprometidos com o tema central: “Educação para a Democracia e Inovação Tecnológica no Setor Público”.

    A Carta de Manaus consolidou encaminhamentos e compromissos, entre eles:

    1. Fortalecer a rede de cooperação entre as Escolas do Legislativo e dos Tribunais de Contas da Região Norte, ampliando parcerias e o intercâmbio de experiências;

    2. Promover a educação para a cidadania e a democracia, priorizando a inclusão, o respeito aos Direitos Humanos e a valorização da diversidade cultural da Amazônia;

    3. Incentivar o uso da inovação e da tecnologia como ferramentas de aprendizagem e aproximação com a sociedade;

    4. Desenvolver projetos sustentáveis alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em defesa da preservação ambiental e da qualidade de vida das populações da região;

    5. Consolidar um plano de ações colaborativas, fruto da cocriação entre as instituições presentes, garantindo continuidade às iniciativas discutidas.

    O encontro se encerrou como um marco de conhecimento, integração e inovação, reafirmando o papel estratégico das Escolas de Governo como instrumentos de transformação social e fortalecimento democrático.

    Texto – Augusto Costa / Aleam

    Foto – Alberto César Araújo / Aleam

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