A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, iniciou nesta segunda-feira (15/9) o treinamento com os alunos da 17ª edição do Programa Parlamento Jovem (PPJ 2025). As atividades seguem até 26 de setembro.
Participam 24 estudantes eleitos por colegas de escolas públicas de Manaus. O programa é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) e oferece aos jovens a oportunidade de vivenciar a rotina de um mandato parlamentar.
Na abertura, os alunos foram recebidos pelo diretor-geral da Aleam, Wander Motta. Eles assistiram a uma palestra sobre o funcionamento do Parlamento Estadual e conheceram as dependências da Casa Legislativa.
Motta destacou que o Parlamento Jovem existe há quase 20 anos e resulta do trabalho da equipe da Escola do Legislativo, tendo como coordenadora a professora Cassandra Serejo. Segundo ele, a iniciativa é fundamental para formar multiplicadores de conhecimento sobre democracia e o funcionamento do parlamento amazonense.
Durante o programa, os estudantes serão apadrinhados por deputados estaduais e participarão de atividades como sessões plenárias, debates em comissões e elaboração de Projetos de Lei (PL).
A cerimônia de posse dos 24 parlamentares jovens ocorrerá na quinta, dia 18 de setembro.
O diretor da Escola do Legislativo, Jander Lasmar, explicou que o objetivo inicial é promover acolhimento e interação. “A proposta do programa é trabalhar o aspecto social da política”, disse.
Os estudantes compartilharam expectativas. Ronald Cicílio, do 2º ano do Centro Educacional Arthur Virgílio Filho, afirmou que tem rascunhos de um Projeto de Lei na área ambiental. Já Beatriz Ribeiro, da Escola Estadual Ângelo Ramazzotti, destacou o interesse em aprender mais sobre política e disse que seu projeto será voltado à educação.
Texto – Augusto Costa / Aleam
Foto – Alberto César Araújo / Aleam