O Incra no Amazonas realiza uma ação estratégica no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Cuieiras – localizado na comunidade Coração de Maria, no município de Manaus -, voltada ao fortalecimento da agricultura familiar e a regularização fundiária. Somente o investimento financeiro na ação foi de pouco mais R$ 1 milhão no PDS.
Durante a ação, realizada em 15/9/2025, foram contempladas 129 famílias assentadas com o Crédito Instalação, na modalidade Apoio Inicial, no valor de R$ 8 mil cada. O recurso conta com rebate de 90%, permitindo que o assentado pague apenas 10% do total, com carência de três anos.
Além da liberação dos créditos, o Incra/AM também entregou 30 Contratos de Concessão de Uso (CCUs), documento que assegura a regularização da posse da terra e garante às famílias assentadas segurança jurídica para desenvolver suas atividades produtivas.
O superintendente do Incra no Amazonas, Denis Silva, destacou que a iniciativa reforça o compromisso do Governo Federal em transformar políticas públicas em resultados práticos. “Esse recurso representa muito mais do que um valor em dinheiro. Ele é a possibilidade de cada família se estruturar, investir em sua produção e garantir qualidade de vida. Nosso compromisso é fazer com que a política de reforma agrária chegue de forma concreta ao dia a dia das comunidades”, afirma.
Para os beneficiários, o impacto é direto na produção agrícola. A assentada Cleomar Santos, da Comunidade Lindo Amanhecer, comemorou a conquista. “Com esse crédito, vou poder melhorar minha plantação e comprar os materiais que sempre precisei. É um incentivo que nos dá condições de produzir mais e viver melhor aqui no assentamento”, avalia.
A ação faz parte da Política Nacional de Desenvolvimento de Assentamentos, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e tem como foco ampliar o acesso ao crédito, garantir a regularização fundiária e oferecer condições para a consolidação da Reforma Agrária no Brasil. E na ação no Amazonas o efeito material foi evidente.
Com informações do Incra/AM.
Texto e Foto: Marfran Vieira