Voltado ao público infantil, obra artística visa incentivar a preservação da Amazônia
O mês de setembro marcou a estreia do projeto “Dona Chuva e Dona Selva contra o Senhor Moto Serra”, da artista amazonense Narda Telles. A obra leva às escolas em formato de apresentações, rodas de leitura e diálogos com os estudantes. Nesta sexta-feira (19/09), a apresentação acontecerá na Escola Estadual Santa Luzia, no Centro de Manaus.
“Dona Chuva e Dona Selva contra o Senhor Moto Serra” é uma obra artística que une teatro, literatura e sensibilização ambiental. Voltada especialmente para crianças e comunidades escolares, a iniciativa busca conscientizar sobre a importância da preservação da Amazônia por meio de personagens simbólicos e de uma narrativa envolvente.
Para a autora do projeto, Narda Telles, mais do que uma peça, esta obra é um chamado à consciência. E ressalta o papel fundamental das artes enquanto agente de transformação social.
“Nós queremos que as crianças compreendam, de forma lúdica, que a floresta é viva, é parte de nós, e que cuidar dela é cuidar do nosso futuro. A arte tem esse poder: transformar sensibilidades e despertar o amor pela Amazônia”, afirmou.
Na história, “Dona Chuva” representa a vida, a esperança e a renovação. Dona Selva guarda a memória da floresta, com sua sabedoria ancestral. Juntas, elas precisam enfrentar o devastador “Senhor Moto Serra”, símbolo das ameaças de desmatamento e destruição que pairam sobre a região.
O projeto é financiado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e apoiado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC). As apresentações ocorreram na Escola Estadual Euclides da Cunha e Escola Estadual Divina Providência, nos dias 15 e 16/09, respectivamente. A próxima apresentação será no dia 19 de setembro, na Escola Estadual Santa Luzia.
Com linguagem acessível e estética inspirada nas cores e sons da floresta, a obra pretende emocionar e provocar reflexões em crianças e adultos. Cada escola participante receberá 200 exemplares do livro ilustrado.
Ficha técnica
Coordenador Geral do Projeto: João Pedro Taneda
Autores: Francisco Cardoso e Narda Telles
Design Gráfico: Brendo Balieiro
Animação: Narda Telles
Assessoria de Imprensa: Mônica Figueiredo
Divulgação em Mídias Sociais: Arnoldo Chaves
Transcritora: Mara Pachêco
Roda de Conversa: Naise Alencar
Tradutor de Libras: Ney Gomes
Apoio Técnico: Isa Sarmento
Técnico de Projeção: Nardy Teles