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    Home»Destaque»Há 4 anos revolucionando o atendimento: TIA, a Inteligência Artificial do Tocantins, celebra trajetória de sucesso com mais de meio milhão de interações
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    Há 4 anos revolucionando o atendimento: TIA, a Inteligência Artificial do Tocantins, celebra trajetória de sucesso com mais de meio milhão de interações

    Redação Fatos AMBy Redação Fatos AM30 de setembro de 2025Nenhum comentário4 Mins Read
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    Inteligência Artificial do Governo do Tocantins ultrapassa 546 mil interações e expande atendimento para seis órgãos estaduais, estabelecendo novo padrão de excelência no serviço público

    Thalia Batista/Governo do Tocantins 

    Transformar o atendimento público através da inteligência artificial: este era o ambicioso objetivo que dava origem à TIA há quatro anos. Hoje, a assistente virtual desenvolvida pela ATI, celebra sua trajetória de sucesso como uma ferramenta indispensável na mediação entre o cidadão e os serviços do governo do Tocantins, provando que tecnologia e serviço público podem andar juntos. O projeto, desenvolvido pela ATI, já atendeu milhares de cidadãos e demonstra na prática como a inteligência artificial pode ser uma aliada estratégica na gestão municipalista, oferecendo atendimento humanizado e eficiente 24 horas por dia.

    A ideia era ousada para a época: criar um agente de conversação que pudesse otimizar o atendimento ao cidadão, filtrando chamados e respondendo às principais dúvidas sobre serviços estaduais. A TIA não apenas cumpriu esse objetivo como o superou, e os números comprovam seu alcance impressionante. Desde sua implantação, a assistente virtual já registrou 546,6 mil interações e 456,8 mil sessões de usuário, métricas que destacam a alta adoção da ferramenta pela população.

    “Trata-se de um projeto inovador que foi iniciado bem antes da difusão em massa de chats famosos de IAs generativas. Foi a primeira iniciativa de chatbot baseado em Inteligência Artificial do Tocantins e uma pioneira no Brasil”, destaca Vagner Cassol, analista de TI e idealizador da TIA . Sua originalidade é atestada por uma base de dados robusta, construída a partir de milhares de interações que alimentam seu aprendizado contínuo.

    A TIA foi projetada para ser muito mais que um simples robô de mensagens. Suas principais características incluem:

    • Atendimento Ininterrupto: Funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana, o cidadão tem suporte garantido a qualquer momento.
    • Respostas Instantâneas e Precisas: Utilizando tecnologia inteligente, a TIA capta a intenção do usuário e oferece soluções rápidas, com um altíssimo índice de assertividade de 98%.
    • Aprendizado Contínuo: A inteligência artificial evolui por meio de bases de conhecimento, tornando suas respostas cada vez mais precisas.
    • Abertura e Acompanhamento de Chamados Facilitada: De forma prática e por meio de diálogos interativos, o usuário pode abrir e acompanhar o status de suas solicitações na Central de Serviços da ATI.
    • Interação Amigável: Com uma interface intuitiva que funciona por texto ou voz, a TIA torna a experiência do cidadão simples e acessível.

    A eficácia da TIA fez com que sua atuação se expandisse para além do portal central. Atualmente, a assistente virtual está integrada a órgãos estratégicos como ADAPEC, RURALTINS, SEDUC, CGE, ATI, SEC Mulher e no programa TRANSFORMA, ampliando seu raio de ação e garantindo que informações relevantes sobre os mais diversos serviços estaduais cheguem a todos os cantos do Tocantins.Em breve outras secretarias e autarquias estarão utilizando a TIA em seus sites como é o caso do NATURATINS, Secretaria da Pesca e Escola de Governo. 

    As 456,8 mil sessões de usuários demonstram a confiança depositada no canal, que se tornou a primeira opção para milhares de cidadãos buscarem orientação.

    A grande contribuição da TIA está em sua linguagem simples e acessível, que democratiza o acesso à informação pública. “O projeto tem grande relevância por estar disponível para qualquer pessoa que queira tirar dúvidas e orientações sobre como proceder ao solicitar serviços públicos”, ressalta a descrição oficial.

    Ao otimizar o tempo dos servidores da central de serviços, que passam a focar em demandas mais complexas e encaminhamentos mais assertivos, e ao oferecer um canal eficiente e sempre disponível para o cidadão, a TIA cumpre um duplo papel: moderniza a administração pública e fortalece a cidadania.

    Com quatro anos de estrada e mais de meio milhão de interações, a TIA não para de evoluir. Cada uma das 546,6 mil interações é uma oportunidade de aprendizado para o sistema, que se aprimora continuamente. A consolidação da TIA como uma ferramenta essencial no Tocantins serve como um case de sucesso e um farol para outros estados, mostrando que o futuro da gestão pública passa, inevitavelmente, pela inteligência artificial a serviço do cidadão.

    Para interagir com a TIA, acesse o Portal de Serviços do Governo do Tocantins ou os sites das secretarias onde ela está integrada.

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