Escultura da personagem Tiodora, de Marcelo D’Salete, entra para a galeria do Troféu HQMIX em 2025
Sempre precedida de grande expectativa, a homenagem que o Troféu HQMIX faz a cada ano para um personagem da história nas HQs brasileiras é algo que traz muita curiosidade. Neste ano, em particular, os autores negros no Brasil serão homenageados. E, para representar essa força, a personagem Tiodora, de Marcelo D’Salete, foi a escolhida. O autor é premiado no Brasil e no mundo, e seu livro, “Mukanda Tiodora”, publicado em 2022, pela Editora Veneta, conta a história real de Teodora Dias da Cunha, uma mulher negra nascida no Congo e trazida ao Brasil como escravizada no século XIX.
Marcelo foi ganhador do Troféu Eisner Awards (EUA) por sua obra “CUMBE”, muito premiada no Brasil e publicada na França, Itália, Alemanha, Portugal, EUA, Espanha, Polônia e Turquia. Já recebeu vários troféus HQMIX por suas obras e por seu reconhecimento internacional.
A confecção do troféu, a partir do desenho de D’Salete, foi desenvolvida em 3D pelo artista Bruno Neves Braga, sócio-fundador do Instituto Impressão 3D de Pernambuco. O Troféu HQMIX é o único no mundo a trocar a estatueta a cada ano para formar sua galeria. E agora, a personagem Tiodora entra para esta lista histórica onde foram homenageados personagens como Rê Bordosa, Mônica, Menino Maluquinho, Piratas do Tietê, Graúna, Amigo da Onça, Níquel Náusea, Pererê, Horácio, Sig, entre outros.
Nesta edição, o reconhecimento como Grande Mestre dos Quadrinhos será para o próprio Marcelo D’Salete. Também será homenageado o jornalista e cartunista Mauricio Pestana, que publicou HQs e cartuns em defesa dos direitos humanos e da igualdade racial. Mauricio tem um reconhecimento de toda a categoria por este trabalho que ultrapassou as fronteiras do Brasil.
O 37º Troféu HQMIX será realizado no dia 10 de dezembro, no Teatro Raul Cortez, no Sesc 14 Bis, em São Paulo, às 19h.
Serviço
37º Troféu HQMIX
Dia 10 de dezembro – às 19h
Teatro Raul Cortez – Sesc 14 Bis
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01313-020
Sobre Marcelo D’Salete
D’Salete é quadrinista, mestre em história da arte pela USP e professor de artes plásticas. Foi indicado ao Troféu HQMIX em 2012 na categoria Edição Especial Nacional por Encruzilhada, e em 2015 nas categorias Desenhista Nacional, Roteirista Nacional e Edição Especial Nacional por Cumbe. Em 2018 o autor ganhou o troféu na categoria Desenhista Nacional, Roteirista Nacional e Destaque Internacional, e Angola Janga foi premiada na categoria Edição Especial Nacional. No mesmo ano, Angola Janga ganhou o 60º Prêmio Jabuti na categoria História em Quadrinhos.
A edição norte-americana de Cumbe, traduzida para o inglês como Run for It, venceu o prêmio Eisner de melhor edição americana de material estrangeiro em 2018.
Sobre Maurício Pestana
Nascido em 27 de dezembro de 1973, na cidade de Santo André, São Paulo, Maurício Pestana é jornalista, publicitário, cartunista, escritor e gestor empresarial. No ano de 2022 recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela universidade de Vassouras.
É referência no país e no exterior no que diz respeito à produção de materiais didáticos nas áreas de diversidade, cidadania e direitos humanos.
Foi secretário de Promoção da Igualdade Racial da Cidade de São Paulo e, atualmente, é presidente do conselho editorial da revista RAÇA Brasil e também comentarista e especialista em Diversidade e inclusão da CNN Brasil.
Sobre Bruno Braga
Bruno Neves Braga nasceu em 1989. Pernambucano de Recife, é formado em Administração de Empresas (UniFG / Universidad Eureopea de Madrid), e também é fundador e sócio-diretor do Instituto Impressão 3D. Criou o Instituto Impressão 3D com o intuito de ser ao mesmo tempo um MakerSpace, um espaço de uso coletivo, que promove não apenas acesso aos sistemas, mas também palestras, minicursos e pesquisas sobre o setor e em nosso país. “O Instituto Impressão 3D tem como principal objetivo apresentar a tecnologia de impressão 3D para estimular o seu uso e desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras. prezamos pelo fortalecimento da cultura Maker (faça, compartilhe, doe, aprenda, se equipe, brinque, participe, apoie e modifique)”, completa Bruno Braga.
Sobre o Troféu HQMIX:
Criado em 1988 pelos cartunistas Jal e Gual, com a finalidade de premiar e divulgar a produção de histórias em quadrinhos, cartuns, charges e as artes gráficas como um todo no Brasil.
A cada ano são escolhidos, por meio de votação, os que mais se destacaram entre as várias categorias que compõem a premiação.
Desde o início, o apresentador Serginho Groisman tem sido parceiro e padrinho nesta jornada, assim como o apoio do Sesc São Paulo. A Associação dos Cartunistas do Brasil e o Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil são as duas entidades que organizam o Troféu HQMIX.