A preparação dos agentes reforça a proteção institucional e contribui para um Estado mais seguro e eficiente, pronto para atuar em cooperação com órgãos federais
Texto: Lidieth Sanchez
Foto: Vinícius Santa Rosa
O secretário interino da Serb, e subprocurador do Estado do Tocantins, Dr. Elfas Elvas, acompanhado da advogada e conselheira federal da OAB Nacional, Virgínia Afonso de Oliveira Morais Rocha, participou nesta segunda-feira, 6, em Brasília, de uma simulação do encerramento do 8º Curso de Segurança e Proteção de Autoridades, promovido pelo Ministério da Justiça (MJ), por meio da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), a convite da representante da Casa Militar do Estado do Tocantins, coronel Benedita Barra.
A participação no curso possibilitou a construção de uma agenda institucional para os alunos, incluindo o 3º sargento Samuel Marcos Marinho, que representou o Tocantins em compromissos ao lado do Dr. Elfas e de agentes de outros estados. A iniciativa reuniu 21 profissionais de segurança pública de TO, MA, DF, AP, AM, PA, AL, PE e RS, com o objetivo de aprimorar técnicas de proteção, deslocamento e segurança de autoridades. O curso teve início em 24 de agosto, com o Teste de Aptidão Física (TAF), e foi concluído nesta terça-feira, 7, com a formatura dos agentes.
O 3º sargento Samuel Marcos Marinho, que representou o Tocantins na formação, evidenciou sua gratidão pela oportunidade de participar do curso. “Para mim, é um sentimento de muita gratidão poder participar de um curso dessa magnitude, que hoje é uma referência no Brasil, com alto nível técnico. Num mundo cada vez mais polarizado e com aumento da violência, é fundamental formar agentes especializados para atuar na segurança e proteção de autoridades. Como tocantinense, ter a oportunidade de participar desta formação é de suma importância”, enfatizou o sargento.
Parcerias Estratégicas
Entre as agendas, destacaram-se as visitas de cortesia à Casa Militar do Distrito Federal, no Palácio do Buriti, e ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Na Casa Militar, o Dr. Elfas, foi recebido pelo chefe da instituição, coronel Nelson Pires Filho, que apresentou o funcionamento das operações de segurança e logística. Já no TRF1, o subprocurador foi recebido pelo desembargador federal Eduardo Morais da Rocha, com quem dialogou sobre temas institucionais e o fortalecimento da cooperação entre o Tribunal e o Estado do Tocantins.
O secretário interino da Serb, Dr. Elfas Elvas, destacou a importância das ações realizadas durante a simulação e das agendas institucionais em Brasília. “As ações reforçam o esforço do Tocantins em ampliar a cooperação com órgãos federais e qualificar seus agentes de segurança pública, reafirmando o compromisso com a eficiência e a proteção institucional”, finalizou o secretário.
Essas iniciativas contribuem diretamente para o Tocantins, fortalecendo a capacitação dos agentes de segurança pública e ampliando a integração com órgãos federais. Com profissionais mais preparados, o Estado se torna mais seguro e eficiente, garantindo proteção institucional e maior qualidade na prestação de serviços à população.
FOTO: Tocantins é recebido pelo chefe da Casa Militar de Brasília, coronel Nelson Pires Filho, que apresentou o funcionamento das operações de segurança e logística.