Close Menu
Fatos Amazonas
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Trending
    • Festival de Parintins 2026: Caravana Azulada chega a Parintins para fortalecer espetáculo do Boi Caprichoso
    • FVS-RCP amplia acesso à prevenção durante o Governo Presente
    • Prefeito de Iranduba amplia contratos com empresa de eventos e mantém valores ocultos
    • Governo Presente: Sejusc entrega R$ 23 mil em linhas de crédito e garante acesso gratuito a documentos
    • Defensoria do Amazonas é destaque em Encontro Nacional de Defensoras e Defensores Públicos de Família
    • Governador Roberto Cidade acompanha serviços e entregas do Governo Presente para zona oeste de Manaus
    • Festa dos Visitantes 2026: Reserva on-line de pulseiras esgota em menos de 2 horas
    • Festival de Parintins 2026: Com casas decoradas, famílias mantêm tradição para receber Boi de Rua neste sábado
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Fatos AmazonasFatos Amazonas
    • Início
      • Quem Somos
    • Manaus
      • famosos
      • Educação
      • Polícia
      • Política
      • Prefeitura de Manaus
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Amazonas
      • Governo do Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Contato
    Fatos Amazonas
    Home»Manaus»Câmara Municipal de Manaus realiza palestra de conscientização em alusão ao ‘Outubro Rosa’
    Manaus

    Câmara Municipal de Manaus realiza palestra de conscientização em alusão ao ‘Outubro Rosa’

    Redação Fatos AMBy Redação Fatos AM7 de outubro de 2025Nenhum comentário3 Mins Read
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Evento forneceu informações sobre formas de prevenção e autocuidado

    A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou, nesta terça-feira (7 de outubro), uma palestra com o objetivo de conscientizar as servidoras sobre o câncer de mama. A ação integra o calendário de atividades da Casa Legislativa em alusão ao ‘Outubro Rosa’.

    A iniciativa foi realizada no auditório Zany dos Reis, por meio de uma parceria entre a Escola do Legislativo Léa Alencar Antony, e a Comissão de Defesa do Consumidor, presidida pelo vereador Paulo Tyrone (PMB). O parlamentar explicou a motivação por trás da proposição da ação, que visa oportunizar o diálogo e esclarecer dúvidas sobre como detectar a doença e buscar ajuda.

    “Sou vereador pelo Partido da Mulher Brasileira, e a defesa da mulher é algo primordial para o meu mandato. Surgiu a oportunidade de trazermos informações para nossas servidoras, e percebemos que isso era de extrema importância”, disse.

    Desde setembro de 2025, o Ministério da Saúde aprovou o direito de todas as mulheres realizarem o exame de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, a realização desses exames deve ser incentivada, pois, segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), o câncer de mama pode ter até 95% de chance de cura se detectado precocemente.

    O médico mastologista Agnaldo Barroso destacou que a intenção da ação vai além de conscientizar as servidoras; o objetivo é que elas também levem a informação para outras pessoas da comunidade.

    “Quando fazemos isso, conseguimos divulgar para a sociedade a importância da prevenção contra o câncer de mama. Quero que essas pessoas também se tornem palestrantes para seus familiares e amigos, para que todos busquem realizar seus exames de rotina periodicamente”, explicou.

    Além do Dr. Agnaldo, a médica mastologista Tatiana Valois também participou como palestrante na CMM. Segundo ela, o ‘Outubro Rosa’ é extremamente importante, mas o cuidado com a saúde da mulher não pode se restringir apenas ao mês de outubro.

    “Nesse mês, que foi estabelecido para a conscientização sobre o câncer de mama, é fundamental que intensifiquemos essas palestras. No entanto, isso não significa que, durante o restante do ano, não devam ser realizadas campanhas para prevenir a doença. O câncer de mama ainda é o que mais mata mulheres no mundo, e é importante termos em mente que, quando descoberto precocemente, a chance de cura aumenta”, explicou Tatiana.

    A servidora da CMM Danielle Pinheiro, chefe da Brigada de Incêndio, que recentemente foi diagnosticada com câncer de mama, fez questão de participar do evento. Ela relatou que a detecção precoce foi fundamental em seu caso e afirmou que o câncer não representa o fim.

    “Através da prevenção, podemos descobrir a tempo se estamos ou não acometidas pela doença. Foi o que aconteceu comigo. Recebi um laudo que não apontou alterações, mas percebi características anormais na minha mama e fui atrás. E não é o fim do mundo: eu pude ser diagnosticada a tempo e digo a todas as mulheres que há esperança até o último minuto. Devemos fazer nosso tratamento”, afirmou.

    Durante o mês de outubro, a CMM promoverá outras atividades voltadas ao incentivo ao cuidado com a saúde da mulher, que serão divulgadas posteriormente.

    Foto: Cleuton Silva/Dicom 

    Compartilhe isso:

    • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
    • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

    Relacionado

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Redação Fatos AM
    • Website

    Related Posts

    Defensoria do Amazonas é destaque em Encontro Nacional de Defensoras e Defensores Públicos de Família

    20 de junho de 2026

    Prefeitura de Manaus revitaliza bancos da Estação Arena e amplia conforto para usuários do transporte coletivo

    19 de junho de 2026

    Defesa Civil de Manaus recebe representantes de Porto Velho para intercâmbio de experiências

    19 de junho de 2026
    Leave A Reply Cancel Reply

    Nossas Redes
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Publicidade
    Demo
    Comentários
      Fatos Amazonas
      Facebook X (Twitter) Instagram
      © 2026 FatosAM. Todos os direitos reservados. Mantido por Jota Conecta

      Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.