Há menos de um mês para o Salvador Boat Show, maior evento náutico do Nordeste, a capital evidencia seu potencial e caminha para se consolidar como um dos principais destinos do turismo náutico do país. De 30 de outubro a 2 de novembro, a Bahia Marina recebe a segunda edição do evento sob a chancela do Grupo Náutica, que dobra de tamanho e reúne renomadas marcas nacionais, novidades em barcos de entrada a modelos de luxo, além de equipamentos, acessórios, serviços e experiências sobre as águas da Baía de Todos-os-Santos. Os ingressos já podem ser adquiridos em: salvadorboatshow.com.br
Um turista náutico gasta, em média, cinco vezes mais do que um turista convencional, de acordo com levantamento realizado pela Prefeitura de Salvador. Para quem não tem um barco, além da locação, esse público movimenta restaurantes, iates clubes, hotéis, passeios de escuna, serviços de abastecimento, manutenção, entre outros. Na Baía de Todos-os-Santos, a maior do Brasil e a segunda maior baía navegável do mundo, com mais de 1,2 mil km² e cerca de 50 ilhas, o potencial é imenso mas o turismo náutico ainda é pouco explorado. Com a criação recente da Secretaria do Mar, órgão ligado à prefeitura e ações como apoios a eventos que reforcem a cultura náutica, a expectativa é que Salvador se consolide como um dos principais destinos náuticos do país nos próximos anos.
De 30 de outubro a 2 de novembro, essa vocação ganha ainda mais projeção com a segunda edição do Salvador Boat Show, que será realizado na Bahia Marina. O evento estreou em 2024 com grande sucesso, e reuniu 30 embarcações e milhares de visitantes. Para este ano, o salão dobra de tamanho e amplia o portfólio de marcas, com opções de barcos de entrada até modelos de luxo.
“Salvador tem um potencial para a náutica indiscutível. No ano passado, nossa participação foi extremamente positiva, tanto em volume de vendas quanto na qualidade do público que conheceu nossos barcos. O test drive é, sem dúvida, um dos grandes diferenciais do evento, porque permite ao cliente vivenciar a experiência real de navegação em meio ao cenário único da Baía de Todos-os-Santos. Para este ano, nossa expectativa é ainda maior: acreditamos em um crescimento significativo nas negociações e na geração de novos relacionamentos”, destaca Carlos Avelar, CEO da Azov Yachts, que participa pelo segundo ano consecutivo.
“O Salvador Boat Show foi uma das maiores surpresas positivas do calendário náutico no ano passado. A receptividade do público e os resultados alcançados confirmaram que o mercado tem um potencial extraordinário. Para esta edição, ampliamos significativamente a área de exposição e criamos espaços inéditos, como o ambiente gratuito na Bahia Marina, pensado para aproximar ainda mais pessoas do universo náutico e democratizar o acesso a esse estilo de vida. Também teremos novas marcas, mais embarcações e atrações ao público”, afirma Thalita Vicentini, diretora da Boat Show Eventos.
Economia do mar movimenta turismo, hotelaria e serviços em Salvador
Segundo a Prefeitura de Salvador, o mar pode gerar pelo menos 53 oportunidades de negócios para a capital baiana. A chamada “economia do mar” abrange desde turismo náutico, passeios de escuna e aluguel de embarcações até manutenção de barcos, serviços portuários, pesca sustentável, aquicultura, energias renováveis offshore e biotecnologia marinha. Somam-se ainda setores como hotelaria, gastronomia e comércio, que se beneficiam diretamente do fluxo de turistas ligados às atividades náuticas.
SERVIÇO
O que: Salvador Boat Show 2025
Quando: De 30 de outubro a 2 de novembro
Onde: Bahia Marina – Av. Lafayete Coutinho 1010, Salvador, BA, 40015-160
Quanto: R$ 40 inteira e R$ 20 meia-entrada
Ingressos: www.salvadorboatshow.com.br
Organização: Boat Show Eventos
Instagram: @boatshoweventos
Cobertura oficial: www.nautica.com.br | @revistanautica | youtube.com/@canalnautica — com transmissão ao vivo todos os dias
Patrocínio: Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Especial do Mar (SEMAR) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC).
Patrocinador do turismo náutico: Ministério do Turismo/ Governo Federal.
Sobre o Boat Show Eventos
É organizador das edições dos “Boat Shows” brasileiros realizados nas cidades de: Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Itajaí/SC, Brasília/DF, Salvador/BA e Foz do Iguaçu/PR. Em 2024, os eventos Boat Show atraíram mais de 110 mil visitantes e resultaram na venda de cerca de 1000 barcos sendo responsáveis por 70% de todas as negociações envolvendo embarcações e seus acessórios concretizados no Brasil.
Mais informações: https://www.boatshow.com.br
Sobre o Grupo Náutica
Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em inovação, sustentabilidade, infraestrutura, eventos e comunicação na área náutica. É formado pela Revista Náutica (www.nautica.com.br), pioneira e líder no setor; o Boat Show, mais importante salão náutico da América Latina com as edições de São Paulo, Itajaí, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Foz do Iguaçu; a Metalu, maior fabricante de píeres e passarelas em alumínio do mundo; a SF Marina, especialista global em docas flutuantes de concreto e quebra-mares para marinas, portos e orlas marítimas; e a JAQ Apoio Marítimo, com projetos inovadores focados em pesquisas e sustentabilidade. O grupo também se preocupa com as questões sociais e é detentora das ações “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, assinada pelo cartunista Ziraldo, e “Por Uma Cidade Navegável”, que busca a navegação em lugares inimagináveis, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do país.
https://gruponautica.com.br/