O Governo do Estado, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) e da Seinf (Secretaria Estadual de Infraestrutura), inaugurou nessa sexta-feira,10, o novo anexo do Ciapi (Centro Integrado de Atenção à Pessoa Idosa). O espaço acolherá idosos em situação de vulnerabilidade, promovendo mais qualidade de vida, dignidade e inclusão social.
O anexo garantirá a qualidade do atendimento à pessoa idosa em situação de vulnerabilidade e também o serviço de acolhimento institucional. Os serviços serão oferecidos de forma integrada, em observância aos dispositivos legais de apoio, proteção e garantia de direitos, garantindo condições de habitabilidade, salubridade e convivência social à moradia permanente ou temporária de pessoas idosas.
Atualmente, 42 idosos em situação de vulnerabilidade social recebem acolhimento no abrigo. Com a inauguração do novo prédio, a capacidade de atendimento será ampliada em mais 30 vagas, reforçando a proteção integral e o cuidado aos idosos.
ACOLHIMENTO
“Aqui é a nossa casa. Somos bem atendidos, somos bem alimentados do café ao almoço. É muita festa para todo lado, é muita alegria”, disse a usuária do Ciapi, Maria das Graças
A secretária da Setrabes, Tânia Soares, disse que o novo espaço representa um avanço significativo no acolhimento e na proteção integral dos idosos em situação de vulnerabilidade social em Roraima.
“Foi uma manhã diferente, na qual conseguimos trazer mais parceiros para o Centro. O Ciapi, na verdade, atende jovens maduros e maduras, pois o espírito e a alma não envelhecem, e aqui o que mais tem é espiritualidade. O espaço conta com 56 vagas de acolhimento de longa permanência, o que significa mais idosos atendidos com dignidade, segurança e qualidade de vida”, destacou.
O Governador Antonio Denarium falou que os idosos são os verdadeiros construtores de Roraima, cujo trabalho permitiu o desenvolvimento atual do Estado.
“Foi inspirador ver a alegria e a saúde de idosos como seu Raimundo, com 80 anos, praticando karatê e dançando. O novo anexo é resultado de parcerias importantes é mais uma ferramenta para assegurar que a melhor idade seja vivida com felicidade, saúde e dignidade, com o apoio de todos que trabalham na proteção dos idosos”, finalizou.
Ciapi e Abrigo de Idosos Maria Lindalva Teixeira de Oliveira
O Centro Integrado de Atenção à Pessoa Idosa teve suas obras iniciadas em 2010 e foi inaugurado em 2012, com o objetivo de desenvolver políticas públicas voltadas à pessoa idosa em Roraima. Em 2015, sua atuação foi ampliada por decreto estadual, fortalecendo as ações voltadas ao envelhecimento ativo e participativo.
A unidade integra dois equipamentos do Suas (Sistema Único de Assistência Social), o Centro Dia, que oferece atendimento e convivência diurna, e a Instituição de Longa Permanência para Idosos, o Abrigo Maria Lindalva Teixeira de Oliveira.
O Abrigo Maria Lindalva Teixeira de Oliveira foi fundado em 1974 pela Diocese de Roraima e, desde 2003, é administrado pela Setrabes, acolhendo atualmente 37 idosos e sendo ampliado com mais 30 vagas.
O Centro Dia conta com equipe multidisciplinar e desenvolve uma programação contínua de atividades educativas, culturais e recreativas, promovendo a integração social e o bem-estar biopsicossocial da pessoa idosa. Entre suas ações tradicionais estão o Carnaval, Junho Violeta, Festival Cultural, Semana da Pessoa Idosa e o Natal.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Ágata Lima
FOTOGRAFIA: Fernando Oliveira