Close Menu
Fatos Amazonas
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Trending
    • Festival de Parintins 2026: Caravana Azulada chega a Parintins para fortalecer espetáculo do Boi Caprichoso
    • FVS-RCP amplia acesso à prevenção durante o Governo Presente
    • Prefeito de Iranduba amplia contratos com empresa de eventos e mantém valores ocultos
    • Governo Presente: Sejusc entrega R$ 23 mil em linhas de crédito e garante acesso gratuito a documentos
    • Defensoria do Amazonas é destaque em Encontro Nacional de Defensoras e Defensores Públicos de Família
    • Governador Roberto Cidade acompanha serviços e entregas do Governo Presente para zona oeste de Manaus
    • Festa dos Visitantes 2026: Reserva on-line de pulseiras esgota em menos de 2 horas
    • Festival de Parintins 2026: Com casas decoradas, famílias mantêm tradição para receber Boi de Rua neste sábado
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Fatos AmazonasFatos Amazonas
    • Início
      • Quem Somos
    • Manaus
      • famosos
      • Educação
      • Polícia
      • Política
      • Prefeitura de Manaus
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Amazonas
      • Governo do Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Contato
    Fatos Amazonas
    Home»Manaus»Prefeitura de Manaus promove aula prática de sustentabilidade para alunos da escola João Crisóstomo
    Manaus

    Prefeitura de Manaus promove aula prática de sustentabilidade para alunos da escola João Crisóstomo

    Redação Fatos AMBy Redação Fatos AM17 de outubro de 2025Nenhum comentário3 Mins Read
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), proporcionou, nesta sexta-feira, 17/10, uma experiência educativa especial para 40 alunos do 4º ano da escola municipal João Crisóstomo de Oliveira, do bairro São José 2, zona Leste. Além de visitarem a sede da Semulsp, os estudantes conheceram a lagoa da Compensa, recentemente revitalizada pela prefeitura.

    Durante a visita à Semulsp, acompanhados pelos professores Silvana Mota e Daniel Douglas, os alunos observaram de perto como materiais descartados, como pneus, garrafas PET, madeira e ferro, podem ganhar nova utilidade, transformando-se em jardineiras, bancos, coletores e peças decorativas.

    Encantada com a experiência, a professora Silvana Mota disse que o aprendizado ultrapassou as paredes da sala de aula. “As crianças puderam ver na prática como a reciclagem dá nova vida a produtos que antes eram descartados. Ficamos encantados com o que vimos, desde os pneus que viram jardins ecológicos até as garrafas PET transformadas em vassouras. É uma lição de sustentabilidade que levaremos para a escola. Nosso agradecimento especial ao secretário Sabá Reis e à equipe da Semulsp por esta oportunidade”, destacou.

    O professor Daniel Douglas ressaltou o quanto a atividade ampliou o olhar das crianças sobre o trabalho da secretaria. “Achávamos que a Semulsp era apenas responsável pela limpeza das ruas, mas vimos o quanto há de planejamento, inovação e cuidado com o meio ambiente. As crianças aprenderam muito. Foi uma experiência enriquecedora para todos nós”, ressaltou.

    Lagoa da Compensa: lazer e sustentabilidade

    Após a visita à secretaria, o grupo seguiu para a lagoa da Compensa, um dos espaços urbanos revitalizados pela Prefeitura de Manaus. O local foi transformado em um polo de convivência sustentável, com pista de caminhada, praça molhada, quadra poliesportiva, anfiteatro, espaço pet, píer com pedalinhos, fazendinha educativa e academia ao ar livre.

    A revitalização incluiu a recuperação do espelho d’água com o uso de plantas aquáticas filtrantes, como o mureru, e a reintrodução de peixes, patos e gansos, que devolveram vida ao ecossistema da lagoa. O projeto alia sustentabilidade, lazer e educação ambiental, tornando-se um modelo de espaço público ecológico e acessível.

    Educação ambiental

    A Semulsp mantém ações permanentes de educação ambiental em toda a cidade, por meio do grupo lúdico Garis da Alegria, dos programas de coleta seletiva porta a porta, coleta agendada de grandes objetos, dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), em parceria com redes de supermercados, e dos coletores Papa PETs, espalhados por Manaus.

    Diariamente, equipes de educadores ambientais visitam escolas, empresas, repartições públicas e comunidades, levando informação e orientação sobre o descarte responsável de resíduos, reforçando o compromisso da Prefeitura de Manaus com uma cidade mais limpa e sustentável.

    A iniciativa mostra que o trabalho da Semulsp vai muito além da limpeza urbana: é uma política pública de cidadania, educação e cuidado com o meio ambiente, que transforma conhecimento em ação e o lixo em aprendizado.

    Texto – Dora Tupinambá/Semulsp

    Foto – Divulgação/Semulsp

    Compartilhe isso:

    • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
    • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

    Relacionado

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Redação Fatos AM
    • Website

    Related Posts

    Defensoria do Amazonas é destaque em Encontro Nacional de Defensoras e Defensores Públicos de Família

    20 de junho de 2026

    Prefeitura de Manaus revitaliza bancos da Estação Arena e amplia conforto para usuários do transporte coletivo

    19 de junho de 2026

    Defesa Civil de Manaus recebe representantes de Porto Velho para intercâmbio de experiências

    19 de junho de 2026
    Leave A Reply Cancel Reply

    Nossas Redes
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Publicidade
    Demo
    Comentários
      Fatos Amazonas
      Facebook X (Twitter) Instagram
      © 2026 FatosAM. Todos os direitos reservados. Mantido por Jota Conecta

      Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.