O prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhou, na manhã desta segunda-feira, 20/10, a medição das obras do parque Encontro das Águas Rosa Almeida, na zona Leste de Manaus. O empreendimento, projetado por Oscar Niemeyer, será um dos principais marcos turísticos e culturais da capital, integrando urbanismo moderno, valorização ambiental e patrimônio histórico.
O complexo, que ocupará 17 mil metros quadrados de terreno e contará com 4 mil metros quadrados de área construída, está localizado em um dos cenários mais emblemáticos do país, o ponto de encontro dos rios Negro e Solimões, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2010, por sua relevância paisagística e arqueológica.
“Estamos fazendo mais uma visita aqui no mirante Rosa Almeida Encontro das Águas, uma obra fantástica assinada por Oscar Niemeyer. Sem dúvida alguma será um dos grandes legados da nossa gestão. Este será um dos pontos turísticos mais visitados da cidade de Manaus. Aguardem, no meio do ano que vem, mais uma grande obra para a cidade”, destacou Almeida.
O parque Encontro das Águas Rosa Almeida contempla uma ampla infraestrutura voltada ao lazer, turismo e convivência. Além do mirante panorâmico, o projeto inclui restaurante, área gourmet, museu, playground, academia ao ar livre, área pet, estacionamento acessível e o pavilhão cultural conhecido como “Oca Niemeyer”, concebido com base em estudos originais do arquiteto.
De acordo com o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Carlos Valente, a obra já apresenta avanços significativos.
“O parque já tem 70% da área gourmet concluída. Estamos na fase de cobertura e logo iniciaremos esquadrias e acabamentos. Toda a infraestrutura de acessibilidade está pronta. As fundações do restaurante começam na próxima semana e, em cerca de 50 dias, a superestrutura estará erguida”, informou o gestor.
As equipes técnicas também avançam na contenção do talude, uma das etapas mais complexas da obra, com o uso de tecnologia de jet grouting, método que reforça o solo com colunas de concreto injetadas em alta pressão, e a instalação de estacas-prancha para garantir a estabilidade da encosta.
Atualmente, a execução está na quarta linha de jet grouting, restando apenas cinco estacas para finalizar essa etapa. Na sequência, será iniciada a quinta e última linha, com 83 estacas. Em paralelo, a área recebe o processo de hidrossemeadura, que contribui para a proteção vegetal e controle da erosão.
Desenvolvimento e legado
A implantação do parque Rosa Almeida representa mais que uma obra de infraestrutura, trata-se de um vetor estratégico de desenvolvimento regional, com impactos diretos no turismo, na geração de renda e na valorização urbana da zona Leste.
“Esse é um equipamento que vai fortalecer o turismo, criar oportunidades e oferecer um novo espaço de lazer para a população. O parque Encontro das Águas vai colocar Manaus, mais uma vez, no mapa das grandes referências turísticas do Brasil”, reforçou o prefeito.
Com previsão de entrega para o segundo semestre de 2025, o projeto consolida o compromisso da Prefeitura de Manaus com a modernização da cidade, o equilíbrio entre crescimento urbano e preservação ambiental, e o resgate de áreas históricas e naturais que simbolizam a identidade amazônica.
A obra integra o eixo de desenvolvimento urbano e sustentável da atual gestão, alinhado à visão do prefeito David Almeida de transformar Manaus em uma cidade mais moderna, humana e equilibrada. O parque Encontro das Águas Rosa Almeida representa a síntese desse compromisso: unir infraestrutura de qualidade, valorização ambiental, inclusão social e turismo sustentável, promovendo o bem-estar da população e fortalecendo a economia local com base na beleza e na identidade amazônica.
Texto – Emanuelle Baires / Semcom-Prefeito
Foto – Dhyeizo Lemos / Semcom-Prefeito