Close Menu
Fatos Amazonas
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Trending
    • Festival de Parintins 2026: Caravana Azulada chega a Parintins para fortalecer espetáculo do Boi Caprichoso
    • FVS-RCP amplia acesso à prevenção durante o Governo Presente
    • Prefeito de Iranduba amplia contratos com empresa de eventos e mantém valores ocultos
    • Governo Presente: Sejusc entrega R$ 23 mil em linhas de crédito e garante acesso gratuito a documentos
    • Defensoria do Amazonas é destaque em Encontro Nacional de Defensoras e Defensores Públicos de Família
    • Governador Roberto Cidade acompanha serviços e entregas do Governo Presente para zona oeste de Manaus
    • Festa dos Visitantes 2026: Reserva on-line de pulseiras esgota em menos de 2 horas
    • Festival de Parintins 2026: Com casas decoradas, famílias mantêm tradição para receber Boi de Rua neste sábado
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Fatos AmazonasFatos Amazonas
    • Início
      • Quem Somos
    • Manaus
      • famosos
      • Educação
      • Polícia
      • Política
      • Prefeitura de Manaus
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Amazonas
      • Governo do Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Contato
    Fatos Amazonas
    Home»Manaus»Prefeito David Almeida lança projeto ‘Parque 60+ Verde’ e promove o maior plantio em parque urbano de Manaus
    Manaus

    Prefeito David Almeida lança projeto ‘Parque 60+ Verde’ e promove o maior plantio em parque urbano de Manaus

    Redação Fatos AMBy Redação Fatos AM23 de outubro de 2025Nenhum comentário3 Mins Read
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    O prefeito de Manaus, David Almeida, lançou, na manhã desta quinta-feira, 23/10, o projeto “Parque 60+ Verde”, no Parque Municipal do Idoso, na zona Centro-Sul. A iniciativa inédita une preservação ambiental e valorização da pessoa idosa, reforçando o eixo de Sustentabilidade e Qualidade de Vida da atual gestão.

    Durante o evento, em alusão ao aniversário de 356 anos da capital, foi realizado o plantio simbólico de 356 mudas de árvores, representando cada ano da história de Manaus. A ação integra um plano mais amplo que prevê o plantio de mais de 2.000 mudas, número equivalente aos idosos matriculados no parque, tornando-se o maior plantio já realizado em um parque urbano da cidade.

    O projeto estimula o protagonismo do público 60+ em práticas sustentáveis, com a adoção e o monitoramento de árvores que, no futuro, vão oferecer frutos, atrair fauna e ampliar o conforto térmico do espaço. “Cada muda plantada hoje representa um símbolo de vida, esperança e pertencimento a nossa Manaus”, afirmou o diretor-presidente da Fundação Dr. Thomas (FDT), Eduardo Lucas.

    O prefeito David Almeida destacou a importância da iniciativa como parte da estratégia de arborização da cidade. “A nossa meta é transformar Manaus em referência nacional em áreas verdes. Ao envolver a pessoa idosa nesse movimento, mostramos que o envelhecimento ativo também passa pelo cuidado com a natureza e pela construção de um legado para as próximas gerações”, enfatizou.

    De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Fransuá Matos, somente em 2025 já foram implantados mais de 50 pomares urbanos em diferentes zonas da cidade. “A gestão do prefeito David Almeida avança com indicadores recordes de arborização e com o reconhecimento nacional e internacional, após a entrega do Plano de Ação Climática de Manaus, instrumento fundamental para enfrentar os desafios ambientais”, destacou.

    Entre as espécies plantadas estão ipê, mogno, andiroba, ingá, jabuticaba, acerola, cacau e pitanga. Além das árvores nativas e frutíferas, foram criados quatro pomares em diferentes áreas do parque, que serão monitorados pelas equipes técnicas da FDT e da Semmas.

    Participação da comunidade

    Mais de 500 idosos e familiares participaram do plantio coletivo. A aposentada Maria Luzia de Araújo, de 61 anos, relatou a emoção de plantar sua primeira árvore. “Meu sentimento é de gratidão, por deixar esta lembrança maravilhosa a todos os amazonenses. Eu plantei uma seringueira, que tem uma história muito forte, e me sinto feliz por participar deste momento único”, destacou.

    O “Parque 60+ Verde” reforça o compromisso da Prefeitura de Manaus em alinhar políticas públicas de envelhecimento ativo, preservação ambiental e qualidade de vida, criando um legado que une presente e futuro.

    Texto – Emanuelle Baires / Semcom-Prefeito, Taianna Castro / Semmas e Fábio Simões / FDT

    Foto – João Viana/Semcom e Dhyeizo Lemos / Semcom-Prefeito

    Compartilhe isso:

    • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
    • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

    Relacionado

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Redação Fatos AM
    • Website

    Related Posts

    Defensoria do Amazonas é destaque em Encontro Nacional de Defensoras e Defensores Públicos de Família

    20 de junho de 2026

    Prefeitura de Manaus revitaliza bancos da Estação Arena e amplia conforto para usuários do transporte coletivo

    19 de junho de 2026

    Defesa Civil de Manaus recebe representantes de Porto Velho para intercâmbio de experiências

    19 de junho de 2026
    Leave A Reply Cancel Reply

    Nossas Redes
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Publicidade
    Demo
    Comentários
      Fatos Amazonas
      Facebook X (Twitter) Instagram
      © 2026 FatosAM. Todos os direitos reservados. Mantido por Jota Conecta

      Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.