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    Home»Educação»Senac, reconhecimento internacional da formação cidadã de excelência
    Educação

    Senac, reconhecimento internacional da formação cidadã de excelência

    Redação Fatos AMBy Redação Fatos AM24 de outubro de 2025Nenhum comentário5 Mins Read
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    Conferência Internacional da Aliança para a Formação Dual da América Latina e Caribe 2025 ampliou debate sobre essa modalidade de ensino

    De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a aprendizagem profissional chegou a mais de 695 mil contratos ativos no Brasil em 2025 (em agosto). O Senac é responsável por cerca de 20% dessa formação, ofertando gratuitamente a jovens de 14 a 24 anos educação profissional de excelência e transformando suas vidas e de suas famílias por meio de parcerias com grandes empresas.

    Ainda segundo o ministério, este é o maior número alcançado desde a implementação da Lei n. 10.097/2000, que regulamenta a formação dual de ensino. O modelo permite a instituições de educação profissional como o Senac ofertarem vagas a alunos e alunas em cursos técnicos, possibilitando a oportunidade do primeiro emprego e a vivência, na prática, do aprendizado adquirido, atuando nas empresas do comércio de bens, serviços e turismo.

    Para ampliar o debate sobre a importância dessa modalidade educacional, o Senac organizou, de 22 a 24 de outubro, uma iniciativa internacional com foco na qualificação de excelência da juventude e na competitividade das empresas brasileiras: a Conferência Internacional da Aliança para a Formação Dual da América Latina e Caribe 2025.

    A iniciativa faz parte das atribuições do Senac Nacional como presidente pró–tempore da Aliança. “Em abril, o Senac assumiu a presidência da Aliança para Formação Dual na América Latina e Caribe. Entendemos esse desafio como um impulso ao fortalecimento do nosso papel como instituição que articula saberes e constrói pontes entre nações, setores produtivos e organismos internacionais. É uma honra conduzir este diálogo que certamente deixará um legado transformador para os jovens, as empresas e o nosso futuro comum”, comemorou o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, na abertura do evento.

    O encontro reuniu, na sede do Departamento Nacional do Senac, lideranças do Sistema Comércio e especialistas da área educacional de cerca de 20 países que integram a Aliança, como Argentina, Colômbia, México, Uruguai e República Dominicana, entre outros, além do Brasil, para debater a “Formação dual que transforma: conectando talentos, empresas e futuro”.

    O diretor de Políticas de Trabalho para a Juventude do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), João Victor Motta, representou o ministro Luiz Marinho na conferência. Ele enalteceu o Senac como um “patrimônio brasileiro, uma instituição histórica que tanto nos orgulha e vem construindo a formação dual ao longo de tantos anos”.

    Propósito

    Priorizar a aprendizagem está no cerne da criação do Senac há praticamente 80 anos. Trata-se de uma estratégia crucial para aumentar o acesso ao mercado de trabalho a um público ainda jovem, que ainda não teve chance de conquistar o primeiro emprego.

    A nova atribuição do Senac na América Latina e Caribe representa um reconhecimento internacional do protagonismo do Sistema Comércio com a formação de excelência por meio de iniciativas que já fizeram a diferença nas vidas de milhões de pessoas, como o Programa Senac de Gratuidade e o Programa Senac de Aprendizagem.

    Só no último ano, cerca de 190 mil jovens foram beneficiados com o Programa de Aprendizagem do Senac. Eles foram preparados tecnicamente por meio de 45 milhões de horas-aula, presenciais e a distância, em unidades em todo o Brasil enquanto atuavam em empresas do comércio de bens, serviços e turismo. Esse resultado é fruto da parceria bem-sucedida entre o empresariado e o Sistema Comércio para garantia da formação de excelência e da empregabilidade à população jovem.

    “Queremos conectar nossas vozes e potencializar seu alcance. Temos o objetivo de ampliar o diálogo e consolidar parcerias que respondam às demandas concretas do mundo do trabalho, apoiem a juventude e contribuam para a competitividade econômica de nossos países”, complementou o presidente Tadros sobre a importância de participar da rede internacional.

    Boas práticas

    O Senac participa da Aliança para a Formação Dual desde sua criação, em 2021, pelo Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Profissional da Organização Internacional do Trabalho (OIT/Cinterfor) e com apoio do Instituto Federal de Formação Profissional da Alemanha (BIBB).

    De acordo com a diretora do Cinterfor, Elena Motobbio, a Aliança foi gerada para fomentar a formação dual de qualidade e dar respostas à realidade da região: “A juventude latino-americana enfrenta taxas de desemprego um terço mais altas do que a média da população adulta”, informou durante a conferência.

    O objetivo da conferência foi disseminar boas práticas de aprendizagem de qualidade entre os países membros da Aliança, promovendo o intercâmbio de experiências e o desenvolvimento de políticas voltadas à formação dual alinhada aos princípios da OIT.
     

    A diretora de Projetos Internacionais do Instituto Federal de Formação Profissional (BIBB) da Alemanha, Ilona Medrikat – referência mundial em formação dual, com papel consultivo na Aliança – parabenizou o Senac pelo trabalho desenvolvido na presidência do grupo. “Espero uma troca apaixonante ao longo deste evento e quero conhecer muitas iniciativas brasileiras”, disse ela.

    Durante os três dias de conferência, as reflexões giraram em torno dos seguintes temas centrais:

    • O papel do setor produtivo na formação dual: sensibilização e engajamento do empresariado quanto ao seu papel estratégico neste modelo;
    • Experiências da formação dual no Brasil e na América Latina e Caribe: relatos de potencialidades e convergências entre os países, com vistas ao fortalecimento da cooperação regional; e
    • Alinhamentos e perspectivas com o Conselho Consultivo da Aliança: governança e definição de temáticas relevantes a serem discutidas na rede.

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