A 9ª Reunião Extraordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos teve como objetivo dar posse aos novos membros, discutir e aprovar o Plano para o exercício financeiro de 2026.
Nájilla Lopes / Governo do Tocantins
Na manhã desta sexta-feira, 31, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), promoveu uma reunião extraordinária para discutir e aprovar o Plano de Aplicação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos .
O plano prevê ações como obras e instalações, ampliação do Projeto Barraginhas na região Centro-Sul do Estado e contratação de consultoria para elaboração de estudo técnico.
O secretário da Semarh, Divaldo Rezende, destacou a preocupação do governador em atuar de forma transparente para direcionar corretamente as ações.
“Esta pauta é fundamental, pois define os projetos que receberão investimentos no próximo ano. A orientação do governador é garantir que os recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos cheguem diretamente aos beneficiários”, afirmou.
As ações contemplam pequenos agricultores, comunidades locais e municípios. O objetivo é promover o uso sustentável da água e a boa aplicação dos recursos públicos. Nosso compromisso é assegurar que isso ocorra de forma transparente, participativa e democrática. “
O Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Tocantins é um órgão responsável pela gestão e regulamentação dos recursos hídricos no Estado, atuando como instância máxima do Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos. Suas principais funções incluem aprovar planos de recursos hídricos, homologar a cobrança pelo uso da água e criar e aprovar comitês de bacias hidrográficas.
O diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, reiterou o papel importante dos membros do Conselho na definição dos projetos que receberão os recursos.
“Esta reunião tem o objetivo de aprovar o plano de aplicação para 2026, etapa essencial para a execução das ações na área de recursos hídricos. Todos os anos, com a abertura do orçamento, o Conselho delibera sobre a destinação dos recursos, definindo as prioridades. “, afirmou,
Conheça o Projeto Barraginhas
Um dos projetos que deve receber os recursos é desenvolvido pela Semarh em parceria com o Ruraltins e tem promovido importantes benefícios ambientais e sociais nas comunidades rurais do Tocantins.
A iniciativa visa recarregar o lençol freático, conter a erosão e melhorar a infiltração da água no solo, garantindo sustentabilidade e qualidade de vida no campo.
Financiadas pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH), as mais de 4.100 Barraginhas já instaladas auxiliam na dessedentação do gado, criação de peixes e cultivo de hortas familiares, além de atrair fauna silvestre.
O projeto também estimula a cooperação entre produtores, como na doação de 10 mil alevinos realizada em Almas, fortalecendo a produção alimentar e os laços comunitários.
Diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Semarh , Aldo Azevedo, reiterou o papel importante dos membros do Conselho na definição dos projetos que receberão os recursos. Washington Luiz/Governo do Tocantiins




