Capacitação promovida pelo Ministério da Justiça reúne 40 delegados civis e federais de todo o país e busca fortalecer o combate integrado ao crime organizado
Adrielly Calixto/Governo do Tocantins
Os delegados Alexander Pereira da Costa, da 1ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (DENARC – Palmas), e Márcio Lopes da Silva, da 3ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DEIC – Araguaína), participam, em Brasília, do Curso de Investigação Qualificada de Organizações Criminosas (CIORCRIM), promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A capacitação, que segue até o dia 14 de novembro, tem como objetivo aprimorar técnicas e metodologias de investigação voltadas ao enfrentamento de facções e grupos criminosos.
O evento, realizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), reúne 40 delegados das Polícias Civil e Federal de todo o Brasil. Entre os participantes também está o delegado da Polícia Federal e supervisor da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Tocantins (FICCO/TO), Hayder Eduardo Martins.
De acordo com o delegado Alexander Pereira, a presença dos representantes tocantinenses reforça o compromisso do Estado em investir continuamente na qualificação dos profissionais da SSP/TO. “O curso tem uma abordagem muito prática e atual, especialmente no uso de ferramentas tecnológicas e inteligência aplicada às investigações. Esse tipo de capacitação é essencial para que possamos atuar de forma mais integrada e estratégica no enfrentamento ao crime organizado no Tocantins e em todo o país”, destacou o delegado.
A programação do curso inclui temas como gestão estratégica da investigação, uso de inteligência artificial no combate ao crime organizado, investigação patrimonial e de criptoativos, análise de dados telemáticos e de dispositivos móveis, além de cadeia de custódia de vestígios digitais.
A formação faz parte das ações da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim) e busca fortalecer a cooperação entre órgãos de segurança pública no âmbito nacional.
Foto, delegados Alexander Costa à esquerda e Márcio Lopes, à direita participam de encontro nacional em Brasília




