Em 2025, programa da SAA já atendeu 424 produtores rurais, com auxílio de 96 técnicos da CATI
Por Juan Piva
Técnicas relativamente simples na agricultura, a análise e a correção de solo são incentivadas pela Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) por meio do Programa Solo + Fértil, que visa, em médio prazo, um aumento mínimo de 20% da produtividade agrícola do Estado de São Paulo.
Realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), o Solo + Fértil tem como objetivo promover as utilizações da calagem e da adubação em todas as unidades de produção agropecuária do estado, estimulando agricultores, especialmente os de pequeno e médio portes, a fazer análise de seus solos. Somente no primeiro semestre deste ano, o programa já atendeu 424 produtores rurais, de 26 municípios paulistas.
“Mais do que uma ação técnica, o Solo + Fértil é um incentivo para que os agricultores conheçam melhor suas áreas produtivas. É um gesto de carinho com a terra, que, bem tratada, responde à altura. Um solo cansado pode ser recuperado e, com análise e correção de sua acidez, conseguimos orientar o uso certo de insumos, aumentar a produtividade e reduzir custos. Todo esse esforço dos nossos 96 técnicos que atuam no programa tem ajudado o campo paulista a produzir mais, com menos desperdício e mais consciência”, afirma o diretor da CATI, Ricardo Domingos Pereira.
O secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, destaca que a SAA oferece assistência técnica, análise e conhecimento para que cada área cultivada possa alcançar todo o seu potencial produtivo. “O solo é o maior patrimônio do agricultor, e cuidar dele garante que todo o investimento feito pelo produtor em maquinários, insumos, sementes e infraestrutura produtiva valha a pena. Por isso, a Secretaria está ao lado dos produtores, com nossas equipes, para que a terra seja mais um fator para um agro cada vez mais forte”, ressalta Piai.
Unidades demonstrativas
As unidades demonstrativas do Solo + Fértil estão situadas em Angatuba, Areias, Assis, Campos Novos Paulista, Cunha, Echaporã, Estrela d’Oeste, Ibirarema, Itaberá, Itaóca, Itapetininga, Itapirapuã Paulista, Jambeiro, Lagoinha, Lutécia, Paraguaçu Paulista, Paraibuna, Platina, Quatá, Ribeira, Sagres, Santa Albertina, São Miguel Paulista, Tambaú, Tarumã e Tupã.
Além da operacionalização da CATI, o programa é realizado em estreita colaboração com a Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta), por meio do Instituto Agronômico de Campinas (IAC-Apta), e conta com o apoio da Associação Nacional para Difusão de Adubos, do Sindicato das Indústrias de Calcário do Estado de São Paulo (Sindical) e da Syngenta. Essas parcerias garantem suporte técnico e logístico.
Para facilitar a adesão, a SAA também credencia laboratórios regionais que executam análises de solo e orientam os produtores assistidos. As regionais da CATI em Assis, Fernandópolis, Guaratinguetá, Itapetininga, Itapeva, Jales, Pindamonhangaba, São João da Boa Vista e Tupã coordenam os trabalhos nas 26 unidades demonstrativas do Programa Solo + Fértil.




