Documento coordenado pelo Consórcio da Amazônia Legal com apoio do IPAM será instrumento central de convergência entre os nove estados da região.
Foi lançada hoje (10), no pavilhão do CAL (Consórcio da Amazônia Legal) na COP30, a Estratégia Regional Amazônia 2050. O evento teve participação de governadores e secretarias, além de representantes do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e do CAL.
Sob a coordenação do Consórcio e com apoio do IPAM, o documento se estabelece como um instrumento central de convergência para orientar o planejamento territorial e a transição ecológica brasileira, fundamentado em ciência, inovação, tecnologia e cooperação federativa. É possível acessar o documento clicando aqui.
O planejamento de longo prazo inclui políticas públicas, cooperação internacional e investimentos sustentáveis. Essa abordagem estratégica, que incorpora os diversos atores estaduais e locais, visa fazer da Amazônia o polo da transição ecológica brasileira e global, garantindo a legitimidade e a eficácia das ações em todo o território.
Plataforma CAL2050
Ainda, foi apresentada a Plataforma CAL2050, ferramenta integrada que centraliza dados geoespaciais, painéis dinâmicos e informações sobre os 9 estados da Amazônia brasileira. A plataforma é conectada às bases oficiais federais e estaduais, permitindo acompanhar indicadores e monitorar a contribuição da região para as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs).
“A Amazônia é muito grande: corresponde a cerca de 63% do território nacional e possui realidades distintas. Mas há agendas comuns que estamos tentando conciliar. Nesse contexto, estamos convergindo através de uma única plataforma que facilite quem deseja se conectar com a agenda do Consórcio da Amazônia Legal e com a região para facilitar o acesso à informação”, afirmou Helder Barbalho, governador do Pará, durante o evento.
“A plataforma estará disponível gratuitamente e será um prato cheio para os estados e para investidores, seja para planejamento de créditos de carbono, restauração, investimentos comerciais e para o agronegócio”, completou Marcelo Britto, secretário executivo do Consórcio da Amazônia Legal e Enviado especial da COP30 para os estados da Amazônia.
Temas estratégicos
A Estratégia Regional Amazônia 2050 está organizada em seis temas estratégicos: Integração Territorial, Sistemas Produtivos Sustentáveis, Soluções Baseadas na Natureza e Serviços Ecossistêmicos, Transição Energética, Inclusão Social e Resiliência.
“Trata-se de uma visão de longo prazo de desenvolvimento sustentável onde as diretrizes para a transformação econômica da Amazônia em um momento em que o desenvolvimento sustentável é importante, mas também o desenvolvimento socioeconômico das pessoas que vivem na região”, explica Gabriela Savian, diretora de Políticas Públicas do IPAM.
A realidade dos Estados
O governador do Amazonas, Wilson Lima, afirmou que a estratégia é resultado de 7 anos. “Chegamos a um compilado de ideias que foram acrescentadas pelos secretários de várias áreas por meio de câmaras setoriais. O documento não serve apenas para nortear, mas para que o Brasil e o mundo entendam a realidade do que vivemos e pensamos para a realidade da Amazônia”.
“Além de servir como autoconhecimento dos estados da Amazônia Legal e para empoderamento de gestores, lideranças indígenas e comunitárias, será também fonte de informações para financiadores que queiram entender nossas realidades e apoiar com medidas adequadas às nossas necessidades”, explicou o governador do Amapá, Clécio Luís.
Para Francisca Arara, secretária dos povos indígenas do Acre, os lançamentos contribuem com a governança e sinergia entre os Estados. “Precisamos estar atualizados com o mercado e é necessário fazer isso com muita transparência, respeitando a situação de todos. Considerando os aumentos dos eventos climáticos extremos, precisamos cada vez mais de iniciativas como essa para garantir segurança alimentar e qualidade da água, não só com apoio de fundos públicos, mas privados também”.
Diogo Cunha/Governo do Tocantins
A Caravana Vida de Mulher, iniciativa da Secretaria Estadual da Mulher do Tocantins, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o Instituto de Atenção às Cidades, realiza nesta terça-feira, 11, mais uma edição do projeto, desta vez no município de Rio da Conceição. Esta é a 18ª cidade contemplada pela Caravana, que já ultrapassa a marca de 5 mil atendimentos oferecidos às mulheres tocantinenses.
Ao longo de todo o dia, as mulheres do município têm acesso a uma ampla gama de serviços gratuitos, incluindo orientação odontológica, nutricional e jurídica, além de atendimentos em ginecologia, limpeza de pele, maquiagem, corte de cabelo e capacitações como o curso de panificação, entre outros. A ação reforça o compromisso do Governo do Tocantins em levar cuidado, acolhimento, saúde e oportunidades de desenvolvimento às mulheres dos do estado.
A abertura oficial contou com a presença do coordenador do Projeto Vida de Mulher, Professor Humberto Xavier, que iniciou seu discurso destacando a beleza singular de Rio da Conceição e o privilégio do município em possuir uma cachoeira dentro da área urbana, um patrimônio natural que valoriza o turismo regional. Sua fala foi aplaudida pelo público presente. O coordenador ressaltou ainda a importância da Caravana para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres, lembrando que, embora o Outubro Rosa tenha passado, “o dia das mulheres é todos os dias”, incentivando todas a aproveitarem os atendimentos disponíveis.
A Prefeita Edinalva agradeceu ao Professor Humberto Xavier pela parceria e destacou a honra de Rio da Conceição ser um dos três municípios da região sudeste contemplados pela Caravana. Em sua fala, chamou as mulheres presentes a aproveitarem integralmente todos os serviços oferecidos e reforçou a força feminina na realização de sonhos e conquistas.
A Vice-Prefeita Cristina também expressou agradecimento ao coordenador do projeto e à Secretária Estadual da Mulher, Larissa Rosendo, pelo compromisso com políticas públicas eficientes e inclusivas voltadas ao público feminino.
Representando a Secretária Estadual da Mulher, Larissa Rosendo, Weslania parabenizou a prefeita e a vice-prefeita de Rio da Conceição, enfatizando o privilégio e o exemplo que é para o estado ter duas mulheres conduzindo a administração municipal.
Ao encerrar mais uma etapa, a Caravana Vida de Mulher reafirma seu propósito de promover cidadania, dignidade e oportunidades às mulheres tocantinenses, consolidando-se como uma das maiores ações itinerantes de atendimento do estado.
Foto: Divulgação
Representando a Secretária Estadual da Mulher, Larissa Rosendo, Weslania parabenizou a prefeita e a vice-prefeita de Rio da Conceição




