A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), encerrou, nesta sexta-feira, 14/11, a 7ª edição da Exposição de Ciências, Robótica, Educação Ambiental, Tecnologia e Inovação (Expocreati). O evento reuniu 38 escolas de todas as Divisões Distritais Zonais (DDZs) e promoveu a integração entre conhecimento científico, criatividade e soluções inovadoras desenvolvidas por estudantes e professores.
As atividades, que iniciaram na quarta-feira, 12/11, ocorreram na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), na avenida Maceió, zona Centro-Sul da capital.
Durante a manhã, os estudantes participaram de diversas ações, como o “10º Concurso de Robótica (RobÔ)”, o “2º Concurso de Robótica (Spike)”, a avaliação dos estandes do 6º ao 8º ano, o “10º Concurso de Programação Scratch”, o Workshop CTE STEAM das DDZs Oeste e Centro-Sul e a roda de conversa em comemoração aos 10 anos do Projeto Formativo de Letramento em Programação e Robótica (Procurumim).
Também aconteceu a entrega das Menções Honrosas da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e a competição Robô Sumô. À tarde, a programação foi retomada e concluída com a premiação do Robô Futebol e do “10º Concurso de Letramento em Programação e Robótica”.
O coordenador do projeto Procurumim, Régis Caria, destacou que este ano marca uma década de existência do programa, que atualmente alcança mais de 40 escolas da rede municipal. “Estamos celebrando 10 anos de Procurumim. O projeto nasceu em 2015, quando percebemos que várias escolas tinham kits de robótica guardados e enxergamos ali a oportunidade de utilizá-los para estimular a criatividade dos estudantes, ampliar o potencial desse material e transformar a aprendizagem”, afirmou.
A professora e coordenadora do Centro de Tecnologia Educacional (CTE), Ralliany Xavier, da escola municipal Guilherme Barbosa Baker, ressaltou que participar da Expocreati é uma oportunidade valiosa para que seus alunos apresentem à rede municipal o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo.
“Nosso projeto foi realizado ao longo deste ano, com base nas formações oferecidas pela Gerência de Tecnologia Educacional. A partir dos conhecimentos adquiridos, criamos um único projeto que destaca a robótica sustentável, utilizando o kit Spike, a impressora 3D e a cortadora. Com esses recursos, nossos alunos desenvolveram um jogo que aborda diversos temas relevantes para a educação”, explicou a coordenadora.
A estudante do 7º ano, Heloise Marinho, da escola municipal Tereza Cordovil Guimarães, localizada no Tarumã-Açu, zona rural, participou da Expocreati pela primeira vez e contou que a experiência superou suas expectativas.
“Eu gostei muito de cada projeto. Espero ter outras oportunidades para continuar aprendendo sobre assuntos importantes para nós, estudantes. Aqui está sendo muito divertido, estou aprendendo com meus colegas e me encantando com cada trabalho desenvolvido”, relatou Heloise.
Texto – Thalia Rodrigues/Semed
Foto – Eliton Santos/Semed




