Close Menu
Fatos Amazonas
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Trending
    • COP30: Livro fotográfico apoiado pelo Governo do Amazonas reforça a importância da Amazônia no debate climático
    • Equipes da UGPE e BID visitam Novo Airão para implantação de projeto voltado à infraestrutura hídrica e sustentável
    • Bazar das Mulheres Empreendedoras do Prosamin+ ajuda a impulsionar a renda de beneficiárias do programa
    • Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda no bairro Tancredo Neves
    • Prefeitura realiza desobstrução e limpeza de caixa coletora no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus
    • Prefeito David Almeida assina maior publicação da história do DOM e garante progressão para quase 10 mil servidores da Educação
    • Polícia Civil prende homem investigado por praticar homicídio durante festa em Guaraí
    • Prefeitura de Manaus realiza limpeza e reconstrução de tampa de caixa coletora na avenida Desembargador João Machado
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Fatos AmazonasFatos Amazonas
    • Início
      • Quem Somos
    • Manaus
      • famosos
      • Educação
      • Polícia
      • Política
      • Prefeitura de Manaus
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Amazonas
      • Governo do Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Contato
    Fatos Amazonas
    Home»Saúde»Serviço de teleconsultas em Manaus desperta interesse do governo alemão
    Saúde

    Serviço de teleconsultas em Manaus desperta interesse do governo alemão

    Redação Fatos AMBy Redação Fatos AM14 de novembro de 2025Nenhum comentário6 Mins Read
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    A Unidade de Saúde da Família Rural (USFR) Nossa Senhora de Fátima, da Prefeitura de Manaus, recebeu, na quinta-feira, 13/11, a visita de representantes do programa Hospital Partnerships, da Agência de Cooperação Internacional do Governo Federal da Alemanha. O objetivo foi acompanhar e conhecer o funcionamento do sistema de teleconsulta, projeto-piloto da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em execução nas unidades de saúde da zona rural da capital amazonense.

    A diretora de Atenção Primária da Semsa, enfermeira Sonja Alê Farias, explicou que os representantes do governo alemão estavam em visita ao Amazonas para conhecer como a rede de saúde vem trabalhando com a telessaúde, que em Manaus é desenvolvida como uma estratégia de Saúde Digital de apoio à Atenção Primária, incluindo o projeto-piloto de teleconsulta.

    “Quando a gente, aqui na Amazônia, com todas as dificuldades da região e as distâncias territoriais, consegue desenvolver esse trabalho de teleconsulta, é porque é possível executar em qualquer lugar do planeta. Então, os representantes da Alemanha vieram conhecer para saber como fazemos, as dificuldades que enfrentamos e como estão sendo superadas”, informou Sonja Farias.

    A diretora lembrou que a Semsa tem atuado para ampliar os serviços de Telessaúde e já trabalha com telemonitoramento, teleconsulta e teleconsultoria, orientando os profissionais que atuam nas Unidades de Saúde.

    “A telessaúde é uma ferramenta que se mostra importante por ultrapassar questões físicas, encurtando distâncias entre os serviços, os profissionais de saúde e os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou Sonja Farias.

    De acordo com o gerente de Telessaúde da Semsa/Manaus, Lindinaldo Gomes dos Santos, a visita para conhecer os serviços em Manaus também faz parte de um processo inicial que poderá resultar na troca de experiências ou de serviços, já que a instituição do governo alemão atua em diferentes países.

    “O representante da Alemanha é um articulador para a saúde mundial. A visita é justamente uma forma conhecer as ferramentas tecnológicas que a Semsa desenvolveu para trabalhar com o programa de telessaúde na zona rural, garantindo que a população que mora nessa área tenha acesso aos serviços de saúde como um todo”, apontou Lindinaldo.

    O gerente informou que o projeto-piloto de teleconsulta na rede municipal iniciou em abril de 2025, atendendo em 12 unidades de saúde na zona rural, incluindo as unidades de saúde na área terrestre, fluvial, ribeirinha e as embarcações que funcionam como Unidades Básicas de Saúde Fluvial (UBSFs), e mais quatro UBSs na zona urbana

    “Hoje, o projeto completou 120 consultas, entre teleconsultas em 11 especialidades, e teleconsultoria, que é uma estratégia para apoiar médicos na gestão clínica dos casos que encontram nas unidades básicas, ajudando o desenvolvimento do profissional”, explicou Lindinaldo Gomes.

    A USFR Nossa Senhora de Fátima recebeu a visita do diretor do programa Hospital Partnerships, da Agência de Cooperação Internacional do Governo Federal da Alemanha, Anselm Schneider, e do representante do programa para América Latina, Florian Graz.

    Os dois acompanharam uma teleconsulta solicitada pelo médico clínico-geral da USFR com um especialista em cardiologia. Após a consulta, Anselm Schneider contou que o programa alemão atua em mais de 80 países no mundo e destacou que o Brasil vem apresentando fortes avanços em telessaúde e saúde digital nos últimos anos.

    “Como trabalhamos com países do mundo inteiro, a gente percebe que o Brasil está muito à frente de grande parte do mundo. A visita em Manaus é para aprender o que vocês já fizeram, os desafios, as barreiras e tentar aplicar isso em países da África e da Ásia. A gente percebe que aqui vocês têm um impacto grande já, tem avanços, sistemas que são muitos novos e uma onda na digitalização que nos impactou”, afirmou o diretor.

    Ele também disse ter ficado impressionado não só com a tecnologia, mas também com o desempenho dos profissionais que começam a usar as ferramentas digitais. “Ficamos impressionados com quanta energia vocês investem para atender pacientes aqui na área rural, de difícil acesso, com estratégia e inteligência para organizar tudo até chegar em uma teleconsulta”, destacou Anselm Schneider.

    Acompanhando a visita na UBSR, o cirurgião Pedro Elias de Souza, médico do programa de Telessaúde do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV/Universidade Federal do Amazonas), explicou que o grupo do governo alemão também acompanhou os serviços de telessaúde que o HUGV desenvolve no município de Tabatinga e na comunidade indígena Belém de Solimões.

    “A missão da Alemanha tem parceria com hospitais de outros lugares do mundo, principalmente nessa área de inovação e tecnologia, e por isso pediram para conhecer a experiência do Amazonas. O mais importante nesse processo de telessaúde é o engajamento da equipe de saúde, notadamente da Atenção Primária. Sem isso, não funciona. A ideia principal é evitar que o paciente faça um deslocamento desnecessário para ser atendido em um grande centro”, esclareceu Pedro Elias.

    A pescadora Maria Dule Oliveira, 55 anos, moradora da comunidade do Abelha, foi encaminhada para uma teleconsulta na USFR Nossa Senhora de Fátima com médico cardiologista, solicitada após consulta pelo clínico geral.

    “Se eu precisasse ir até Manaus para a consulta com o especialista, ficaria muito difícil para mim. Já pela teleconsulta, são cinco minutos de lancha da comunidade do Abelha para a unidade de saúde de Fátima, onde faço a teleconsulta. Em Manaus, seria outro processo, mais gasto e mais tempo. Então, conseguir a consulta aqui em Fátima foi muito bom”, garantiu Maria Oliveira.

    A USFR Nossa Senhora de Fátima está localizada à margem esquerda do rio Negro, a aproximadamente 7,8 quilômetros de distância entre a comunidade e a área urbana de Manaus (marina do Davi), e atualmente conta com duas equipes de Saúde da Família e uma equipe de Saúde Bucal (eSB), que desenvolvem suas atividades na unidade base, além de ramais, vicinais e igarapés, além de atender moradores das comunidades do Abelha, Agrícola da Paz, São Sebastião, Ebenezer e a população que frequenta a marina do Davi.

    O diretor do Distrito de Saúde (Disa) rural, Rubens Souza, que também acompanhou a visita, enfatizou que a zona rural de Manaus atende uma população de 40 mil pessoas em seu território, em comunidades nas calhas dos rios Negro e Amazonas, e ao longo das rodovias AM–010 (Manaus-Itacoatiara) e a BR–174 (Manaus- Boa Vista).

    “Este ano, o Disa rural já atendeu mais de 70 mil pessoas, entre moradores da zona rural e pessoas em trânsito. Temos o atendimento em Atenção Básica, com médicos clínicos gerais, mas existe uma carência de forma geral nos serviços de saúde no que se refere a médicos especialistas. Então, acreditamos que a consolidação do processo de telessaúde e teleconsulta vai melhorar muito a saúde em Manaus, principalmente na zona rural”, afirmou Rubens Souza.

    Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

    Foto – Hellen Miranda/Semsa

    Compartilhe isso:

    • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
    • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

    Relacionado

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Redação Fatos AM
    • Website

    Related Posts

    Hospital Adriano Jorge completa 22 anos com avanços na ampliação em 30% da oferta de cirurgias

    13 de novembro de 2025

    Prefeitura orienta população sobre prevenção e cuidados no Dia Mundial do Diabetes

    13 de novembro de 2025

    Tocantins está entre as experiências do I Encontro Nacional de Educação em Saúde da População Negra

    13 de novembro de 2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Nossas Redes
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Publicidade
    Demo
    Comentários
      Fatos Amazonas
      Facebook X (Twitter) Instagram
      © 2025 FatosAM. Todos os direitos reservados. Mantido por Jota Conecta

      Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.