Inicialmente, a vítima foi atingida por um disparo de arma de fogo, mas após dois meses de internação, acabou vindo a óbito.
Rogério de Oliveira/Governo do Tocantins
No início da tarde desta sexta-feira, 14, a Polícia Civil do Estado do Tocantins, por meio de ação realizada pela equipe da 5ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado – 5ª DEIC – Guaraí, efetuou a prisão de um indivíduo de iniciais H.R.C., de 20 anos, pela prática de um homicídio naquela cidade, no dia 27 de julho de 2025.
Comandada pelo delegado-chefe da 5ª DEIC, Joelberth Nunes de Carvalho, a ação foi realizada em cumprimento a mandado judicial de prisão e de busca e apreensão, expedido pela Vara Criminal da Comarca de Guaraí, após representação da Polícia Civil.
O crime
De acordo com autoridade policial, no dia dos fatos, estava ocorrendo um evento festivo em um bar no Setor Aeroporto. Em determinado momento, houve uma briga no local e o autor, utilizando-se de uma arma de fogo, efetuou um disparo que atingiu Mikael Bonifácio de Sousa, de 22 anos.
Internação e morte
Mikael ainda chegou a ser transferido para o Hospital Regional de Araguaína, onde ficou internado por aproximadamente dois meses, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e acabou vindo a óbito no dia 20 de setembro de 2025, em decorrência de disparo de arma de fogo que atingiu seu abdômen.
Após a tentativa de homicídio, no dia quatro de novembro de 2025, H.R.C, foi preso em flagrante delito por porte ilegal de arma de fogo, no entanto, foi colocado em liberdade no dia seguinte, na audiência de custódia.
Diante de novos elementos coletados pela Polícia Civil durante as investigações e diante da periculosidade do autor, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva em desfavor do autor, a qual foi deferida e cumprida na tarde de hoje, quando o homem foi preso em sua residência.
Após os procedimentos legais cabíveis, preso foi conduzido até 7ª Central de Atendimento da Polícia Civil de Guaraí, e após a realização dos trâmites de praxe, foi recolhido à Unidade Penal Regional Local, onde aguardará manifestação do Poder Judiciário.
O delegado Joelberth Nunes destacou que a prisão à ação da Polícia Civil resultou na retirada de circulação de um indivíduo perigoso e que representava risco à sociedade. “Essa é mais uma ação qualificada de combate ao crime, que foi realizada pela equipe da 5ª DEIC, em que um caso gravíssimo de homicídio foi solucionado e o autor identificado e preso. A Polícia Civil segue firme e à disposição da sociedade tocantinense no combate a todo e qualquer tipo de delito”, frisou a autoridade policial.
Foto, Homem apontado como autor de homicídio é preso em Guaraí




