O vice-prefeito de Manaus, Renato Junior, recebeu, nesta sexta-feira, 14/11, o Colar do Mérito de Contas, honraria que é entregue pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) a personalidades que contribuíram de forma expressiva para o fortalecimento da boa governança e da responsabilidade fiscal no Estado.
A solenidade de outorga ocorreu no auditório do TCE-AM, reunindo conselheiros, servidores, autoridades e os demais homenageados reconhecidos pela atuação em prol da administração pública e do controle das contas governamentais.
O vice-prefeito disse que o recebimento do Colar do Mérito de Contas é muito representativo para a gestão municipal. “Hoje recebi essa medalha que representa a transparência e eficiência na gestão dos recursos que são do povo, um compromisso que deve ser de todo administrador, e que é norteador de todas as ações da gestão do prefeito David Almeida”, comentou Renato Junior.
A presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins, destaca que a homenagem reconhece o mérito e o compromisso de pessoas que contribuíram para consolidar práticas de boa gestão e responsabilidade fiscal no Amazonas. “A honraria reconhece aqueles que têm contribuído de maneira decisiva para o aprimoramento da sociedade”, enfatizou.
De acordo com a Corte de Contas, a honraria foi criada para valorizar trajetórias que inspiram o serviço público amazonense, sendo entregue a gestores, magistrados e outras personalidades representantes da sociedade civil, que se destacaram por sua dedicação à causa pública.
Biografia
Renato Junior nasceu em Manaus, em 29 de janeiro de 1987. Casado com Symonne, pai da pequena Olívia, cristão e empreendedor nato, ele trabalhou na feira Manaus Moderna dos 13 aos 23 anos, ajudando o pai, seu Raimundo, e a mãe, dona Menta, a vender frutas. Atuou como empresário do ramo de construção civil até que, em 2021, recebeu o convite do prefeito David Almeida para comandar a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc).
Em 15 meses, promoveu a reestruturação de feiras, mercados e centros de abastecimento, beneficiando mais de 20 mil feirantes, camelôs e produtores rurais. Incentivou a agricultura familiar, criou programas de fomento à produção e garantiu assistência técnica e logística às cadeias produtivas.
Em abril de 2022, assumiu a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), uma das pastas de maior orçamento da Prefeitura de Manaus. Nessa função, lançou o maior programa de recapeamento da história da capital, o “Asfalta Manaus”, que alcançou mais de 3,5 mil ruas em 62 bairros, com atenção especial à periferia e aos ramais da zona rural. Conduziu obras em tempo recorde, como as recuperações das avenidas Djalma Batista e Atlântica, e executou contenções em 32 áreas de risco, retirando milhares de famílias do perigo.
Reformou complexos esportivos, ampliou ações de drenagem e limpeza urbana e implantou medidas preventivas, tanto para a estiagem quanto para a cheia dos rios, assegurando apoio e mantimentos às famílias ribeirinhas. Realizou ainda a construção e entrega de três viadutos em apenas dois anos e nove meses, desafogando corredores importantes da cidade.
Mais recentemente, vem liderando o “Mutirão no Centro”, marco na revitalização do coração histórico da cidade. As ações incluem o acolhimento de pessoas em situação de rua, asfaltamento e sinalização de vias, despoluição visual, a partir da retirada de toneladas de cabeamentos disfuncionais, e o reordenamento do comércio formal e informal.
Por tudo isso, o vice-prefeito de Manaus, Renato Junior, se consolidou como um gestor que une eficiência administrativa e sensibilidade social para deixar um legado de obras, pertencimento e orgulho manauara.
Texto – Geraldo Farias/Semcom e Divulgação/TCE-AM
Foto – Carlos Oliveira/Vice-prefeito




