A PCRR (Polícia Civil de Roraima) participou, na noite desta sexta-feira, dia 14, da Operação Escudo, promovida pela Sesp (Secretaria de Segurança Pública). A ação tem como objetivo fortalecer a segurança pública e garantir a presença efetiva da instituição em pontos estratégicos do Estado.
A operação ocorreu simultaneamente na capital e no interior, com abordagens a pessoas, veículos, bares e patrulhamento ostensivo em pontos estratégicos, visando ao combate à criminalidade e à proteção da população.
Ao todo, 160 agentes da segurança pública e 69 viaturas foram empregados na operação e, além da Polícia Civil, contou com a colaboração da PMRR (Polícia Militar de Roraima), do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), da Sejuc (Secretaria da Justiça e da Cidadania), do Detran/RR (Departamento Estadual de Trânsito) e do Conselho Tutelar.
A delegada-geral, Darlinda de Moura Viana, destacou que as ações integradas são a forma mais eficiente de mostrar que a cúpula da segurança pública está preparada para combater a criminalidade no Estado.
“A Polícia Civil disponibilizou 22 policiais civis e 12 viaturas para atuar nessa operação. Essa ação em conjunto com as demais forças de segurança é um modelo que vem dando muito certo. As equipes estão fazendo um trabalho integrado, com o apoio das ferramentas de inteligência e monitoramento que identificam se a pessoa possui alguma restrição junto à Justiça”, destacou a delegada.
Conforme a secretária de Segurança Pública, coronel Carla Rodrigues, essa operação é uma orientação do Governo do Estado para manter a população ainda mais segura.
“As nossas inteligências, tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Segurança Pública, fizeram um levantamento dos pontos mais sensíveis na capital e no interior e, de forma coordenada, estamos atuando nesses locais. Essa operação faz parte das ações permanentes de segurança e, além dos pontos de abordagem, também fechamos todas as barreiras de fronteiras e divisas do Estado”, explicou a secretária.
Conforme o coordenador da operação pela Polícia Civil, delegado Marcos Lázaro, a ação integrada tem efeitos imediatos.
“Com essas operações, percebemos uma queda nos índices de roubos e furtos, principalmente de celulares, além de minimizar os casos de lesões corporais e violência doméstica, refletindo diretamente na diminuição dos registros de ocorrências, pois leva mais paz e tranquilidade à população”, complementou.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Neuzelir Moreira
FOTOGRAFIA: Luciene Souza




