O prefeito de Manaus, David Almeida, realizou, nesta sexta-feira, 21/11, uma agenda técnica de fiscalização que percorreu obras estratégicas de urbanização, mobilidade, saúde mental e segurança alimentar, acompanhado por seu secretariado de infraestrutura, habitação e assistência social. As intervenções integram o conjunto de ações estruturantes da Prefeitura de Manaus para ampliar serviços essenciais e melhorar a qualidade de vida da população.
A agenda começou no centro de convenções Vasco Vasques, na zona Centro-Oeste, onde o prefeito participou da convenção da Igreja de Deus Pentecostal do Brasil (IDPB), a convite do pastor presidente nacional, Francisco Montefusco. Durante o encontro, David Almeida destacou o papel social desempenhado pela instituição.
“A igreja tem um trabalho social importante, de acolhimento e aconselhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade. Ela é uma parceira da cidade nesse campo social, ajudando a fortalecer nossa rede de proteção comunitária”, afirmou o prefeito.
Em seguida, David Almeida esteve no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), na zona Centro-Sul, em visita institucional à conselheira-presidente Yara Lins, fortalecendo as diretrizes de transparência e governança da administração municipal. “Seguimos alinhados na condução de uma gestão responsável, transparente e comprometida com as melhores práticas de governança em nossa cidade”, destacou.
Bairro planejado
Da área central, o prefeito seguiu para o bairro Lago Azul, zona Norte, onde fiscalizou o início das obras do futuro bairro planejado Dorotea Braga, primeira etapa do programa habitacional “Manaus Minha Terra”. O empreendimento terá 3.600 lotes urbanizados e inicia sua fase inaugural com 800 lotes, incluindo infraestrutura completa, pavimentação e urbanização.
“Estamos fazendo as primeiras movimentações de terra, onde será a primeira etapa do bairro planejado Dorothea Braga. Aqui nós teremos 3.600 lotes para serem distribuídos. Assim a gente dá dignidade para os moradores de Manaus. É Manaus avançando nas moradias e avançando também na dignidade”, declarou.
Assistência social
Ainda no Lago Azul, o prefeito visitou o Prato do Povo da Etapa I do conjunto Viver Melhor, que oferece atendimento diário com refeições gratuitas, saudáveis e balanceadas para mil moradores da região. “É o Prato do Povo que ajudou o Brasil a sair do mapa da fome”, reforçou David Almeida.
Na sequência, o prefeito inspecionou as obras do novo Centro de Atenção Psicossocial (Caps), também no Viver Melhor, que atingiu 90% de execução. A unidade será a maior estrutura de saúde mental da capital e ampliará a oferta de serviços psicossociais na região.
“Nos próximos meses vamos entregar mais esse equipamento em Saúde, Atenção e Psicossocial. São os serviços e os trabalhos da prefeitura melhorando todos os ambientes e todas as áreas de atuação da nossa gestão”, destacou.
Mobilidade urbana
Encerrando a agenda, o chefe do Executivo municipal esteve no canteiro de obras da nova interligação viária do complexo José Fernandes, entre as avenidas Pedro Ataíde, Timbiras e das Torres. A obra inclui a abertura de uma via de 14 metros de largura por 600 metros de extensão, que facilitará o deslocamento de moradores da zona Norte e Leste, reduzindo o tempo de viagem e o custo operacional do transporte coletivo.
“Esta travessa é a continuidade da avenida Pedro Ataídes, que sai de dentro da Cidade Nova, corta a avenida Timbiras e chega até a avenida das Torres. Uma obra que melhora a fluidez e moderniza a mobilidade urbana da região”, explicou.
Ao final da agenda, o prefeito reforçou o compromisso da gestão com o avanço contínuo das obras estruturantes. “Cada obra dessas representa mais qualidade de vida, mais infraestrutura e mais dignidade para o povo da nossa cidade. Estamos avançando com responsabilidade em todas as áreas”, concluiu.
A Prefeitura de Manaus segue ampliando políticas públicas, fortalecendo serviços essenciais e executando obras que preparam a cidade para um desenvolvimento urbano sustentável e integrado.
Texto – Emanuelle Baires / Semcom-Prefeito
Foto – Dhyeizo Lemos / Semcom-Prefeito




