Em busca de incentivar o hábito da leitura e da escrita entre os estudantes, a Escola Estadual Hildebrando Ferro Bitencourt desenvolveu um projeto literário dentro da disciplina eletiva de “Produção Textual”. O resultado foi o lançamento do livro “Navegando em Poesias”, com poemas produzidos pelos estudantes.
O evento de lançamento ocorreu na manhã desta segunda-feira, 24, com direito a um Sarau Poético, onde os estudantes declamaram suas poesias. A atividade mostrou o talento, criatividade, expressão e sensibilidade dos alunos. Os textos produzidos abordaram temas como o amor, a amizade, família e a cultura roraimense.
A iniciativa nasceu do desejo de incentivar o gosto pela leitura e escrita entre os estudantes, transformando a sala de aula em um espaço de criação, expressão e descoberta. A professora Thaís Jolicoeur, explicou que o projeto foi desenvolvido como uma das atividades de recomposição das aprendizagens.
Ela disse que a leitura, a produção de texto e a interpretação foram muito trabalhados e destacou que os estudantes foram os grandes protagonistas do trabalho.
“O livro Navegando em Poesias, é exatamente isso. O texto navega nas emoções dos nossos alunos, nos sentimentos, em tudo que eles vivenciaram, nas lembranças passadas, nas saudades que eles têm. Eles foram protagonistas, porque em cada poema do nosso livro, foi trabalhado a interpretação. Eles foram os autores das atividades desenvolvidas em sala de aula”, relatou Thaís.
O estudante Lucas Lira, do 6º ano do Ensino Fundamental participou ativamente do projeto e disse que gostou bastante, e que inclusive, passou a ser um leitor mais assíduo. Lucas escreveu um poema intitulado “Girassol e Seu Amigo Sol”, que fala sobre amizade.
“Nós fizemos atividades interativas sobre a leitura e o conhecimento de poesias, textos e todos os tipos de literatura. A minha experiência como aluno que construiu esse livro junto com os meus outros colegas e minha professora, foi muito legal. Porque eu gostava um pouco de ler, mas eu nunca tive vontade de ler. Aí esse projeto, essa matéria nova, me incentivou a ler todos os dias e sempre melhorar minha leitura, minha dicção, minha fala”, disse o estudante.
Durante a solenidade de lançamento do livro, a escola também premiou os dois estudantes que mais emprestaram livros da biblioteca para leitura, como forma de incentivar o hábito de ler entre os estudantes. Os vencedores foram Miguel Alves do 6° ano e Stephani Nazareth, do 7° ano.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Mágida Azulay Khatab
FOTOGRAFIA: Ascom/Seed




