A PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio do Denarc (Departamento de Narcóticos) e NI (Núcleo de Inteligência), encerrou nesta sexta-feira (28) uma capacitação intensiva voltada ao uso qualificado dos sistemas tecnológicos desenvolvidos pela Instituição. O treinamento, realizado ao longo da semana em várias turmas, atendeu cerca de 190 policiais civis e teve como foco aprimorar a utilização das plataformas operacionais e de inteligência.
A iniciativa buscou capacitar delegados, agentes e escrivães para o uso eficiente das ferramentas produzidas pelo NI, além de aprimorar o domínio sobre recursos inovadores implantados pelo núcleo. A programação foi organizada em turmas de aproximadamente 32 participantes, distribuídas em seis sessões setoriais, cada uma com duas horas de instrução.
De acordo com o chefe do NI, Ricardo Pedrosa, a atualização profissional é fundamental para otimizar a utilização das ferramentas tecnológicas desenvolvidas pelo setor Cyberlab da PCRR.
“Muitas vezes o colega policial tem dificuldade para obter determinados dados ou realizar análises de investigação. Esses sistemas foram criados justamente para auxiliar, permitindo que o trabalho seja feito de forma mais rápida e eficiente. Com isso, os resultados também tendem a ser mais eficazes, refletindo diretamente no atendimento à sociedade”, afirmou.
Ao todo, 190 policiais de diferentes unidades participaram presencialmente da formação e atuarão, a partir de agora, como multiplicadores de conhecimento, orientando outros servidores no uso das plataformas.
“Foram desenvolvidos vários sistemas que estão à disposição de todos os policiais. A proposta é dar visibilidade a essas ferramentas, para que sejam utilizadas e alimentadas da melhor forma possível. Hoje, contamos com aproximadamente 20 sistemas, que abrangem desde ferramentas de inteligência até plataformas de pesquisa”, destacou Pedrosa.
A delegada-geral da PCRR, Darlinda de Moura Viana, ressaltou que a capacitação integra o planejamento estratégico da instituição e contribui diretamente para a melhoria na prestação de serviços à população.
“Mais uma vez, a PCRR investe na qualificação de seu quadro funcional. Esse conhecimento sobre os sistemas desenvolvidos pela Inteligência, suas funcionalidades e aplicações práticas, fortalece a atuação policial e traz benefícios diretos à sociedade”, declarou.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Ana Karoline
FOTOGRAFIAS: Ascom/PCRR




