Durante quatro dias, o evento na Marinas do Atlântico registrou negócios acima do previsto, com venda de mais de 15 embarcações seminovas e muitas propostas em andamento para o verão.
Dezembro, 2025 – O 1º Salão de Usados Náutica encerrou sua primeira edição na Marinas do Atlântico, em Angra dos Reis (RJ) com mais de 2,5 mil visitantes registrados e que circularam pelos modernos píeres do novo complexo. Foram vendidas mais de 15 embarcações seminovas, além de inúmeras negociações em andamento para quem quer aproveitar o barco ainda na temporada de verão.
“A resposta do público em Angra superou as nossas projeções. Recebemos famílias em busca do primeiro barco, clientes experientes atrás de upgrade e famílias que vieram apenas conhecer a marina e saíram com propostas na mão. A combinação entre boas ofertas, curadoria técnica dos expositores e a estrutura de alta qualidade da Marinas do Atlântico mostrou que esse formato tem força para crescer e ficar de vez no calendário náutico brasileiro, especialmente em um destino como Angra que é destaque mundial pelas suas belezas paradisíacas belas águas”, avalia Thalita Vicentini, diretora do Grupo Náutica e da Boat Show Eventos, organizadora do salão.
Com mais de 80 barcos em exposição, de lanchas de 20 pés a modelos acima de 80 pés, o evento também marcou a inauguração da Marinas do Atlântico que trouxe à região uma completa estrutura náutica. Os visitantes puderam conhecer o complexo que soma 150 vagas molhadas, 35 vagas secas, travel-lift para erguer embarcações de até 240 toneladas (um dos equipamentos do gênero com maior capacidade na América do Sul), heliponto homologado, pátio de serviço e píeres flutuantes em concreto, solução de engenharia única no país que reforça a vocação da região como destino náutico.
“A expertise do Grupo Náutica neste evento de seminovos é muito importante porque você muda de nível o evento. Todos aqui, que estão aqui expondo, estão acostumados a fazerem feiras de seminovos individualmente. Mas quando você une o evento com a presença do Grupo Náutica é outro peso. O evento foi positivo e, com certeza, vai somar ao calendário náutico”, disse Guto Cavalcanti, representante da Kadu Marine.
“É de extrema importância ter esse primeiro Salão de Usados porque este mercado acaba sendo muito maior do que a quantidade de embarcações novas. E, no final das contas, quem está vendendo um barco usado é cliente comprador para um barco novo e tudo acaba tendo uma sinergia muito grande”, comentou Matheus Strauss, representante da BYS International.
“Quando o cliente compra um barco zero, geralmente a empresa tem que produzir o barco, então demanda tempo. No barco seminovo não, o barco já está pronto para o cliente comprar e levar já e navegar no próximo verão, diferencial deste evento”, comentou o representante da Boats Multimarcas, Evandro Souza.
“O turismo náutico é hoje um dos segmentos mais fortes em Angra dos Reis. Estamos na Baía da Ilha Grande, uma das mais procuradas por turistas do Brasil e do mundo. Ter um evento como este, que facilita o acesso de quem quer vir até aqui e procurar o seu barco, reforça essa vocação. Uma cidade turística precisa oferecer serviços de qualidade e, por isso, é importante que essa iniciativa entre para o calendário oficial de Angra dos Reis e se torne referência na cidade”, comentou João Willy Seixas Peixoto, presidente da Fundação de Turismo de Angra dos Reis.
“É de extrema importância ter um evento como este. Hoje, no mercado de seminovos, nós não temos muitos eventos, principalmente eventos bem organizados como este. Foi uma experiência muito positiva para nós da JRG Náutica, que trouxemos nossos barcos do Guarujá para vender em Angra. Todos os nossos barcos estão praticamente vendidos, com negociações bem avançadas. O evento foi realmente maravilhoso”, disse Junior Santos, sócio-administrador da JRG NÁUTICA.
Sobre o Boat Show Eventos
É organizador das edições dos “Boat Shows” brasileiros realizados nas cidades de: Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Itajaí/SC, Brasília/DF, Salvador/BA e Foz do Iguaçu/PR. Em 2024, os eventos Boat Show atraíram mais de 110 mil visitantes e resultaram na venda de cerca de 1000 barcos sendo responsáveis por 70% de todas as negociações envolvendo embarcações e seus acessórios concretizados no Brasil.
Mais informações: https://www.boatshow.com.br
Sobre o Grupo Náutica
Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em inovação, sustentabilidade, infraestrutura, eventos e comunicação na área náutica. É formado pela Revista Náutica (www.nautica.com.br), pioneira e líder no setor; o Boat Show, mais importante salão náutico da América Latina com as edições de São Paulo, Itajaí, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Foz do Iguaçu; a Metalu, maior fabricante de píeres e passarelas em alumínio do mundo; a SF Marina, especialista global em docas flutuantes de concreto e quebra-mares para marinas, portos e orlas marítimas; e a JAQ Apoio Marítimo, com projetos inovadores focados em pesquisas e sustentabilidade. O grupo também se preocupa com as questões sociais e é detentora das ações “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, assinada pelo cartunista Ziraldo, e “Por Uma Cidade Navegável”, que busca a navegação em lugares inimagináveis, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do país.
Mais informações: https://gruponautica.com.br/




