Close Menu
Fatos Amazonas
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Trending
    • Governador Wilson Lima lança Operação Natal Mais Seguro 2025 com reforço de 500 alunos soldados nas ruas de Manaus
    • Setor de resíduos se destaca no aumento das emissões de GEE nas cidades brasileiras
    • Governador Wilson Lima anuncia antecipação do salário de dezembro e segunda parcela do 13º salário, injetando R$ 1,2 bi na economia
    • Credibilidade climática do Brasil desmorona ao autorizar exploração de Petróleo na Amazônia
    • Gestão da UPA de Itacoatiara é transferida para o município em ato com participação de autoridades estaduais
    • 50 amputações por dia: diabetes afeta 20 milhões de brasileiros e exige atenção aos pés
    • Peanuts celebra 75 anos com ações globais e reforça no Brasil o impacto do programa “Take Care With Peanuts”
    • Prefeitura de Manaus melhora infraestrutura no bairro Gilberto Mestrinho com o ‘Plano de Verão’
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Fatos AmazonasFatos Amazonas
    • Início
      • Quem Somos
    • Manaus
      • famosos
      • Educação
      • Polícia
      • Política
      • Prefeitura de Manaus
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Amazonas
      • Governo do Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Contato
    Fatos Amazonas
    Home»Economia»Copa, Black Friday e Natal devem injetar mais de R$ 20 bi na economia
    Economia

    Copa, Black Friday e Natal devem injetar mais de R$ 20 bi na economia

    Redação Fatos AMBy Redação Fatos AM13 de setembro de 2022Nenhum comentário3 Mins Read
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Eventos esporádicos acontecerão perto de datas importantes para o comércio em 2022. No fim do ano, além do Natal e da Black Friday, dias que tradicionalmente movimentam a economia, haverá a Copa do Mundo, em novembro. Essas datas comemorativas devem aumentar as vendas em 12%, em comparação às do primeiro semestre, segundo dados da Associação Brasileira do Varejo (ABV), além de injetar mais de R$ 20 bilhões na economia.

    A proximidade entre o início da Copa do Mundo e a Black Friday, que acontece em 25 de novembro, somente cinco dias depois de o evento esportivo começar, deve impulsionar ainda mais as vendas.

    Segundo o professor de empreendedorismo e marketing da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) Artur Motta, especialista em varejo, a melhora no cenário econômico também vai favorecer o comércio.

    “A redução do preço dos combustíveis, o aumento da empregabilidade e a queda da inflação são fatores que podem ajudar nesse movimento no fim de ano e alavancar as vendas”, afirma Motta.

    A Copa do Mundo vai acontecer, excepcionalmente, entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro, por conta das altas temperaturas no Catar em julho, país-sede do evento.

    “O mundial é uma paixão nacional e envolve uma grande mobilização popular, mas a aquecida no consumo é marginal quando se compara ao Natal e à Black Friday, porque os jogos acontecem em um momento específico”, explicou Motta.

    A expectativa é que, com a Copa do Mundo, 60 milhões de pessoas gastem no comércio ou contratem serviços para acompanhar o evento esportivo, e R$ 20,3 bilhões devem ser injetados na economia brasileira.

    A estimativa é do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Já a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) espera um crescimento de 7,9% em relação ao faturamento de 2014, ano em que o Brasil foi sede da Copa.

    Os eletromésticos também costumam registrar aumento nas vendas, principalmente de televisores, home theaters e cervejeiras. A área de alimentação é outro setor beneficiado.

    A economia sente ainda os efeitos de quem investe em passagens e faz compras para se preparar para viajar e ver os jogos ao vivo.

    A movimentação na economia começou com o álbum de figurinhas, que é vendido cerca de três meses antes do evento e marca o início da preparação para a data.

    Supermercados aumentam expectativas
    Com a proximidade da Black Friday, da Copa do Mundo e das festas de fim de ano, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) reviu a projeção de crescimento para o segundo semestre. Para dezembro de 2022, o setor estima um crescimento de 3,3%, e não mais de 3%.

    Fonte: D24am

    Compartilhe isso:

    • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
    • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

    Relacionado

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Redação Fatos AM
    • Website

    Related Posts

    Governador Wilson Lima anuncia antecipação do salário de dezembro e segunda parcela do 13º salário, injetando R$ 1,2 bi na economia

    3 de novembro de 2025

    Orçamento é fator decisivo para 79% dos casais na celebração do casamento, aponta pesquisa

    3 de novembro de 2025

    Vaapty tem novo CEO da geração Z com DNA em tecnologia e gestão de negócios

    3 de novembro de 2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Nossas Redes
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Publicidade
    Demo
    Comentários
      Fatos Amazonas
      Facebook X (Twitter) Instagram
      © 2025 FatosAM. Todos os direitos reservados. Mantido por Jota Conecta

      Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.