A Comissão de Reforma Política e Combate à Corrupção Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Amazonas (OAB/AM) e o Comitê Amazonas de Combate à Corrupção (CACC) promoverão, no dia 29 de julho (terça-feira), às 16h (horário de Manaus), um debate ao vivo sobre o tema “Causas e consequências da baixa inclusão de mulheres, de negros e de indígenas na política”. Qualquer pessoa pode acompanhar pelo canal https://www.youtube.com/@portalwebmanauspwm ou pelas redes sociais das entidades que integram o Comitê.
O objetivo do debate é esclarecer o conteúdo político e jurídico do Projeto de Lei Complementar n° 112, de 2021 que se encontra na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal. A proposta institui o novo Código Eleitoral e prevê regras do Fundo Eleitoral que podem modificar financiamentos eleitorais de negros e de indígenas, além de estabelecer reserva de vagas para candidatas mulheres.
Para debater o tema on-line, foram convidados o doutor em Ciência Política, professor do Departamento de Antropologia da UFAM e membro do Laboratório de Estudos sobre Cultura e Política/UFAM, Raimundo Nonato; e a Filosofa, doutora em Filosofia Política, professora da SEDUC, professora colaboradora da UEA e membro coordenação Grupo de Pesquisa sobre Participação e Representação Política da UFAM, Ivy Chagas.
A mediação será feita por Carlos Santiago, sociólogo, cientista político, advogado, presidente da Comissão de Reforma Política e Combate à Corrupção Eleitoral da OAB/AM, membro do Comitê Amazonas de Combate à Corrupção e integrante do Grupo de Pesquisa sobre Participação e Representação Política da UFAM.
Comitê
O Comitê Amazonas de Combate à Corrupção é formado pela Arquidiocese de Manaus, OAB/AM, Conselhos Regionais de Administração, Contabilidade e Economia, além dos Sindicatos dos Jornalistas e dos Fazendários no Amazonas.
Manaus, 29 de julho de 2025
Assessoria de Comunicação do Comitê Amazonas de Combate à Corrupção (CACC)