A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou, nesta segunda-feira, 1º/9, uma ação de fiscalização que resultou na apreensão e descarte de 167 quilos de linguiça de frango vencida em um comércio de frios na rua Vista Alegre, no bairro Educandos, na zona Sul da capital.
A ação partiu de uma denúncia feita à Ouvidoria da Visa Manaus, como explica a diretora do órgão, Maria do Carmo Leão. “É muito importante que a população denuncie situações como a desse alimento vencido. Foi graças ao olhar vigilante e à iniciativa de cidadãos que tomaram conhecimento do produto nessa condição que pudemos agir rapidamente para tirá-lo de circulação, impedindo que ele fosse consumido por outras pessoas e provocasse riscos à saúde”, conta.
Pela ocorrência, os responsáveis pelo estabelecimento irão responder a Processo Administrativo Sanitário (PAS), que pode resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), cujo valor unitário atual é de R$ R$ 145,37, sem prejuízo de outras sanções. A linguiça apreendida será levada para descarte no Aterro de Resíduos Sólidos de Manaus, localizado no quilômetro 19 da rodovia AM-010.
Fiscalização
Além da apuração da denúncia no bairro Educandos, os fiscais da Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali) da Visa Manaus também inspecionaram quatro comércios no Centro da cidade, como parte das fiscalizações que a vigilância tem empreendido nessa região, com o objetivo de reforçar a segurança sanitária dos alimentos vendidos à população.
Foram três estabelecimentos localizados na avenida Lourenço da Silva Braga e um na rua dos Barés. Um deles, uma padaria, teve a área de manipulação de alimentos interditada devido a várias irregularidades encontradas como falta de higiene e estrutura inadequada, além da presença de pragas urbanas e roedores. O local também responderá a PAS pela ocorrência”, explica o gerente de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus, Ricardo Celestino.
Os outros três estabelecimentos foram autuados por falta de licença sanitária e problemas estruturais. Os responsáveis receberam um prazo para fazer as adequações necessárias, ao fim do qual a Gevali irá inspecioná-los novamente, para verificar se os ajustes foram feitos.
Serviço
A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481 (atendimento de 8h às 13h), ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com (em qualquer horário).
Texto – Renildo Rodrigues/Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa