Iniciativa vai reforçar ação junto a empresas gaúchas para promoção da empregabilidade de pessoas refugiadas; evento de lançamento será na próxima terça-feira, 2/12, e é aberto à imprensa
A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) lançam na próxima terça-feira, 2/12, às 9h, na Biblioteca Pública do RS, o Hub Rio Grande do Sul do Fórum Empresas com Refugiados. O Fórum é uma iniciativa do ACNUR e do Pacto Global da ONU – Rede Brasil e busca impulsionar o engajamento do setor privado na inclusão laboral de profissionais refugiados e migrantes.
Sob a liderança da FGTAS, os trabalhos do Hub Rio Grande do Sul incluem a identificação e promoção de boas práticas empresariais, a mobilização de empresas para a contratação formal de pessoas refugiadas e migrantes, a realização de capacitações para a integração das pessoas contratadas e o fortalecimento de uma rede de empresas e organizações engajadas com a causa. A produção de dados e o monitoramento dos resultados a partir das ações do Hub também estão previstos.
Este será o terceiro Hub do Fórum Empresas com Refugiados no Brasil. Em junho, o primeiro HUB foi lançado no Amazonas e, em outubro, o segundo foi inaugurado no Paraná. A inclusão do Rio Grande do Sul entre os locais com Hub do Fórum Empresas com Refugiados se dá pela relevância que o estado tem ganhado na contratação formal e na integração socioeconômica de pessoas refugiadas e migrantes, em especial relacionadas ao programa de interiorização promovido pela Operação Acolhida.
Serviço
FGTAS e ACNUR lançam Hub do Fórum Empresas com Refugiados em Porto Alegre
Dat: terça-feira (02/12), às 9h
Local: Biblioteca Pública do RS – Rua Riachuelo, 1190 – Porto Alegre




