Foto: Ney Xavier
O deputado Adjuto Afonso (União Brasil), vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), representou a Casa Legislativa nesta quarta-feira (30/7) na segunda edição do Bioeconomy Amazon Summit (BAS), evento que reúne lideranças, empreendedores e especialistas para debater o papel da Amazônia na agenda global de sustentabilidade, inovação e mudanças climáticas. Realizado em Manaus, no Centro de Convenções Vasco Vasques, o encontro caminha para se consolidar como o principal fórum de bioeconomia da região.
Reconhecido por sua atuação em defesa do desenvolvimento sustentável, Adjuto Afonso tem projetos de lei e normas já sancionadas que fomentam a economia verde, a valorização de saberes tradicionais e o fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis. Durante sua participação, o parlamentar destacou a importância de eventos como o BAS para dar visibilidade aos empreendedores da floresta e ampliar a conexão entre ciência, tecnologia e práticas sustentáveis.
“Precisamos garantir que o desenvolvimento da Amazônia aconteça com os amazônidas sendo protagonistas. O caminho da bioeconomia é uma oportunidade real de crescimento com responsabilidade, inclusão e respeito à nossa cultura e biodiversidade, esse evento representa tudo isso e se torna muito importante”, afirmou Adjuto Afonso.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades e lideranças políticas, como o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil); o secretário da Casa Militar, Coronel Fabiano Bó; o presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Bruno Pinheiro; o secretário da Sedecti, Serafim Corrêa; o comandante do Corpo de Bombeiros, Orleilson Muniz; além do CEO da KPTL, empresa organizadora do evento, Renato Marques.
Durante sua fala, o governador do Amazonas, Wilson Lima, fez questão de apresentar números do estados referentes à bioeconomia da região. Para o governador, a bioeconomia é uma realidade que muda a vida de pessoas em todo o Amazonas.
“Eu fiquei muito feliz quando soube da realização desse evento no nosso estado. Além de um grande evento, aqui estão sendo debatidas ideias que vão levar a melhoria de vida para o povo do Amazonas, principalmente do interior. A bioeconomia não pode mais ser abstrata para nós, ela é uma realidade que transforma a vida do nosso povo”, disse.
Lançado oficialmente em setembro de 2023, o Bioeconomy Amazon Summit é uma iniciativa do Pacto Global – Rede Brasil e da gestora KPTL. O evento conta com uma curadoria colaborativa composta por cerca de 40 especialistas da região que, de forma voluntária, constroem a programação do encontro, sempre com foco na valorização do empreendedorismo local.
A segunda edição do BAS reforça o papel da Amazônia como um território estratégico na luta contra as mudanças climáticas, integrando inovação, sustentabilidade e economia de baixo carbono.