O deputado Adjuto Afonso (União Brasil/AM), tesoureiro da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), participou na quinta-feira (21/8) da 6ª Reunião da Diretoria Executiva da entidade, realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O encontro reuniu parlamentares de todo o país para debater temas estratégicos voltados ao fortalecimento do trabalho legislativo estadual.
Na pauta, diversos assuntos importantes como a discussão sobre as prerrogativas dos deputados estaduais; mudanças no estatuto, visando a modernização e adaptação às normativas federais; a marcha dos deputados e o enfrentamento à violência contra a mulher; a participação da entidade na COP30, em Belém (PA), e missões paradiplomáticas institucionais; o planejamento para a criação e implantação da Frente Parlamentar Mista na Câmara e a 28ª Conferência da Unale, que acontecerá nos dias 3 e 4 de dezembro, em Bento Gonçalves (RS).
“Os encontros da Unale são fundamentais para a troca de experiência dos legislativos estaduais e o reforço de pautas estratégicas de interesse das regiões. A entidade agrega 1.059 deputados estaduais em todo o país, tem voz forte no Congresso e pode contribuir com ações que se refletem em melhorias de Norte a Sul do Brasil. Faço questão de estar sempre presente trazendo as demandas do Amazonas para a discussão”, disse o parlamentar.
Prêmio Unale Assembleia Cidadã
Durante o evento, foi realizada a entrega oficial do troféu do Prêmio Unale Assembleia Cidadã 2024, na categoria Gestão, conquistado pela ALBA pelo projeto “Central de Atendimento ao Cidadão: Modernização, Transparência e Serviços”. A premiação, concedida durante a 27ª Conferência da Unale no Rio de Janeiro, reconhece iniciativas que promovem maior transparência e proximidade com a população.
A solenidade contou com a presença da presidente da Unale, deputada Tia Ju (RJ), da presidente da ALBA, deputada Ivana Bastos (PSD), e do ex-presidente do Legislativo baiano, deputado Adolfo Menezes (PSD), que liderava a Casa à época da conquista.
Adjuto Afonso destacou a importância do intercâmbio de experiências e ressaltou que práticas como as adotadas na Bahia podem servir de inspiração para o Amazonas. “Eventos como este fortalecem o diálogo entre os legislativos estaduais e abrem caminho para a implementação de projetos inovadores que aproximam o Parlamento da população”, afirmou o parlamentar.
Para a deputada Tia Ju, a premiação representa o compromisso das Assembleias Legislativas com a inovação e a cidadania: “Este prêmio reforça que é possível modernizar a gestão pública e, ao mesmo tempo, aproximar o Legislativo das necessidades reais da população. A ALBA é hoje um exemplo que inspira outros estados a avançarem nesse caminho”, destacou.
A Assembleia Legislativa do Amazonas é tricampeã do Prêmio Assembleia Cidadá, na categoria Atendimento ao Cidadão, além de já ter vencido nas demais categorias que o prêmio oferece.
Durante a agenda em Salvador, Adjuto Afonso também se reuniu com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), para discutir iniciativas voltadas ao desenvolvimento regional e à melhoria da gestão pública.
Foto: Jessen Peixoto/Unale
Texto: Danilo Boniek