Quatro editais seguem abertos para a adesão na capital e interior do Estado
Em menos de um ano, a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) já habilitou mais de 360 produtores, associações, cooperativas e empresas nos editais de credenciamento para aquisição de embalagens, aeradores, máquinas de fabricação de vassouras, resíduos de madeira e caixas de madeira para criação de abelhas sem ferrão, por meio de doação onerosa. Quatro editais seguem abertos para a adesão na capital e interior do Estado.
Os editais têm prazo limitado de doze meses. No primeiro deste ano, lançado em janeiro e que segue aberto até 24 de janeiro de 2024, foram 227 credenciados, sendo 208 pessoas físicas, 11 associações e oito cooperativas habilitadas para a aquisição dos itens com subsídio de até 80% do Governo do Estado. Já os editais para aquisição de aeradores, máquinas de fabricação de vassoura e material lenhoso, lançados em 2022 e com vigência até 16 e 18 de maio e 13 de abril de 2023, respectivamente, tiveram 136 habilitados.
Conforme o Chefe do Departamento de Negócios Agropecuários e Pesqueiros, Edson Luniere, os interessados em adquirir os itens podem participar do certame, que disponibiliza quase 170 mil materiais. “Entre as embalagens disponibilizadas estão saco de ráfia, saco giro inglês, sacos de polipropileno e caixa de papelão, que são essenciais para preservar a qualidade das hortaliças e frutas, mantendo a aparência, textura, sabor, valor nutritivo e segurança alimentar, além de reduzir o índice de perdas pós-colheita”, conta.
Aeradores
Com os aeradores disponibilizados pela ADS, os produtores da região vão obter um aumento na produtividade de peixes, movimentando o comércio local e a geração de emprego e renda. O equipamento é responsável por incorporar o oxigênio na água e quebrar a barreira de temperatura, processo que ocorre entre o fundo e a superfície dos tanques utilizados nas atividades de piscicultura.
Caixas de abelha
As caixas de madeira para criação de abelhas da espécie melípona, sem ferrão, estão à disposição dos produtores. Inicialmente, a ADS adquiriu 1000 unidades para o primeiro edital. Os itens são confeccionados especialmente para este fim, conforme as especificações do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), facilitando o manejo correto da espécie e a coleta do mel. Com o material adequado, os meliponicultores podem otimizar o processo.
Material lenhoso
Seis empresas se credenciaram no edital de credenciamento de doação onerosa com vistas ao aproveitamento de resíduos de madeira (lenha) provenientes da atividade de supressão vegetal da área do Parque de Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Ferreira Lins, em Manaus. Com vigência de um ano, o certame pode ser aderido até o dia 13 de abril, com oferta de acordo com a disponibilidade do material.
Credenciamento
Para se habilitarem, os interessados devem apresentar os seguintes documentos: cópias da cédula de identidade (RG ou Carteira Nacional de Habilitação) e do CPF (autenticada e/ou conferida com o original por servidores da ADS e/ou Instituto de Desenvolvimento do Amazonas (Idam) nos municípios do interior do Estado do Amazonas); cópia do Cartão de Produtor Primário, entre outros listados no edital, disponível em: http://www.ads.am.gov.br/acesso-a-informacao/.
Na capital, a documentação exigida no edital deverá ser entregue na sede da ADS, situada na avenida Carlos Drummond de Andrade, n.º 1.460, conjunto Atílio Andreazza, Bloco G – 1º andar, Japiim, zona sul. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h (de segunda à quinta-feira) e, das 8h às 15h (às sextas-feiras). Nos demais municípios, a entrega poderá ser realizada nas unidades locais do Idam, no horário estipulado pelo órgão.