Close Menu
Fatos Amazonas
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Trending
    • Em evento em Manaus, empresas poderão conhecer soluções de crédito do BNDE
    • ‘Sou a pedra no sapato da velha política’, afirma Professora Maria do Carmo
    • Câmara Municipal de Manaus aprova projeto que inclui curso de desengasgo no pré-natal
    • Sema Amazonas viabiliza capacitação para monitoramento de quelônios na RDS Piagaçu Purus
    • Sérgio Baré participa de Grande Ação Social e oferece mais de 1.500 atendimentos em Manaus
    • Marco Castilhos promove ação social no Tarumã em parceria com deputado Adail Filho
    • Carlos Pai Amado media solução para cobrança irregular da Águas de Manaus no Japiim
    • Câmara Municipal de Manaus celebra formação e oportunidade no Dia do Estagiário
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Fatos AmazonasFatos Amazonas
    • Início
      • Quem Somos
    • Manaus
      • famosos
      • Educação
      • Polícia
      • Política
      • Prefeitura de Manaus
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Amazonas
      • Governo do Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Contato
    Fatos Amazonas
    Home»Economia»AgroAmigo: líderes comunitários e cooperativas facilitam o acesso ao microcrédito rural
    Economia

    AgroAmigo: líderes comunitários e cooperativas facilitam o acesso ao microcrédito rural

    Redação Fatos AMBy Redação Fatos AM18 de agosto de 2025Nenhum comentário5 Mins Read
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Programa de microcrédito leva orientação financeira e apoio técnico a comunidades rurais, fortalecendo negócios e transformando realidades

    Brasília (DF) – Líderes comunitários, associações e cooperativas agrícolas cumprem importante papel para a organização produtiva do campo e agora podem atuar, também, como elos entre agricultores familiares e o AgroAmigo. Isso porque o programa de microcrédito rural, financiado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), conta com agentes de crédito credenciados que atuam de forma itinerante e em parceria com entidades locais.
     

    Esses parceiros operacionais mapeiam lideranças, comunidades agrícolas tradicionais e negócios comunitários nas regiões Norte e Centro-Oeste, identificando a demanda de microempreendedores rurais por diversos serviços relacionados à consultoria, orientação financeira, suporte educacional e assistência técnica e ambiental.
     

    Com a aplicação da metodologia do Programa Nacional do Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) do Governo Federal, os agentes oferecem suporte direto ao pequeno produtor para o melhor uso do microcrédito rural — que pode ser destinado à compra de insumos e equipamentos, investimentos em plantio e colheita, capital de giro, reformas em infraestrutura e ampliação da safra.
     

    Por meio dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte e do Centro-Oeste, o MIDR pretende viabilizar até R$ 1 bilhão para promover a inclusão produtiva e melhorar a qualidade de vida de mais de 100 mil famílias. O ministério repassa os recursos para a Caixa Econômica Federal, que, por sua vez, terceiriza a operação do microcrédito para as instituições financeiras credenciadas. Atualmente, já foram assinados 10.610 contratos do AgroAmigo.
     

    Entre as instituições credenciadas, está a CACTVS, que conta com cerca de 40 agentes de crédito distribuídos entre as regiões Norte e Centro-Oeste. Esses profissionais são técnicos agrícolas, zootecnistas, veterinários e agrônomos, com formação complementar em microfinanças. A atuação da CACTVS é baseada principalmente no atendimento itinerante, mas também inclui a possibilidade de vinculação desses profissionais a redes comunitárias, como colônias de pesca e associações, por exemplo.
     

    O Coordenador de microfinanças da região Centro-Oeste, Guilherme Rafael, explica que a instituição busca ativamente possíveis beneficiários junto a líderes comunitários, a Emater regional ou por indicação da Caixa em mutirões de microcrédito, mobilizando equipes para a realização de palestras com os interessados. “Em um determinado dia e horário marcado, com a presença dos demais integrantes dessa comunidade, é feita uma palestra informativa de educação financeira, explicando o processo da contratação do microcrédito, tirando todas as dúvidas”, relata.
     

    Posteriormente, é exigida a identidade, o telefone pessoal, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) para contratar o AgroAmigo. O sistema da Caixa Econômica Federal faz uma verificação automática de elegibilidade e, em minutos, o produtor já sabe se foi pré-aprovado ou se há algum impedimento a ser resolvido.

    “Investir, aumentar minha renda familiar e poder dar para meus filhos algo melhor”. Esses são os objetivos de Maria Jandirene da Silva, 40, para o investimento do crédito de R$ 12 mil que contratou com o AgroAmigo. A agricultora familiar de Vitória do Jari (AP), cultiva hortaliças e se dedica a diferentes criações, como avicultura, piscicultura e vinicultura. Com o recurso, ela teve a oportunidade de adquirir bens de produção como bebedouros, comedouros, telas, telhas e ração, além de pintainhos.
     

    Apesar de trabalhar há mais de duas décadas como agricultora, essa foi a primeira vez que Maria Jandirene contratou um empréstimo. Segundo ela, a principal motivação foi o vínculo de confiança gerado pelas orientações da Coordenadora de Microcrédito da CACTVS no Estado do Amapá, Kimy Dias de Jesus. “Tive sempre a ajuda da Kimy Dias em todo processo”, conta Maria Jandirene. “Ela foi me instruindo até chegar a hora da transferência do dinheiro. Me orientou que daria certo e que eu teria uma oportunidade de conseguir minhas coisas, vender mais e melhorar minha vida financeira”, relembra.
     

    A agricultora participa do Instituto dos Produtores Rurais e Extrativista Vegetal da Comunidade de Nova Conquista (IPRUVENC) e conheceu Kimy quando ela atuava com assistência técnica e extensão rural na região do Vale do Jari. Quando começou a atuar na CACTVS, Kimy já tinha contato com Maria Jandirene, que passou a ser cliente dos serviços financeiros prestados pela instituição de crédito. “Na época nós trabalhávamos com os institutos, as cooperativas e as associações da região do Vale do Jari, que engloba Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Monte Dourado, Planalto, São Miguel e entorno. A partir daí eu tive contatos com muitos comunitários, com muitas pessoas que moram em comunidades rurais, ribeirinhas, porque eu trabalhava com esse segmento de assistência técnica”, explica a Técnica Ambiental.
     

    Orientação que transforma

    A história de Maria Jandirene mostra que o microcrédito vai além do recurso financeiro. Foi a orientação recebida que deu segurança para que ela desse um passo importante rumo ao investimento no seu negócio, ampliando a produção e criando novas oportunidades para aumentar a renda de sua família.
     

    “A Kimy veio até meu município e falou da oportunidade que eu poderia ter com a oferta do microcrédito. Ela veio até o meu sítio duas vezes”, lembra Jandirene. “Da próxima quero poder participar de novo, porque eles nos incentivam a crescer e a não desistir dos nossos objetivos. Gosto de pessoas assim”, conclui.

    Compartilhe isso:

    • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
    • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

    Relacionado

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Redação Fatos AM
    • Website

    Related Posts

    Em evento em Manaus, empresas poderão conhecer soluções de crédito do BNDE

    18 de agosto de 2025

    Adaf divulga palestrantes do Primeiro Agro Amazonas e Defesa Agropecuária

    16 de agosto de 2025

    Deputado Carlinhos Bessa celebra a implementos agrícolas para fortalecer agricultura no Amazonas

    14 de agosto de 2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Nossas Redes
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Publicidade
    Demo
    Comentários
      Fatos Amazonas
      Facebook X (Twitter) Instagram
      © 2025 FatosAM. Todos os direitos reservados. Mantido por Jota Conecta

      Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.