Os animais estavam abandonados em uma residência, e os que ainda estavam vivos se alimentavam das carcaças dos que já haviam morrido
Após denúncia anônima, o vereador Aldenor Lima (União Brasil), presidente da Comissão de Proteção e Bem-Estar Animal (Compets) da Câmara Municipal de Manaus (CMM), esteve no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus, e resgatou 24 animais sem raça definida que estavam em condições severas de maus-tratos. No local, foi constatado que os animais vivos se alimentavam das carcaças dos mortos.
O responsável pela residência chegou ao local e foi conduzido pela Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) ao 1º Distrito Integrado de Polícia, onde prestou esclarecimentos e, posteriormente, foi liberado. Os animais resgatados foram encaminhados ao Hospital Público Veterinário do Amazonas, onde passaram por exames clínicos e receberam cuidados. Em seguida, estarão disponíveis para adoção responsável.
“É lamentável e entristecedor que ainda ocorra esse tipo de situação, mesmo com leis mais rígidas sobre maus-tratos. Infelizmente, o dono do imóvel foi ouvido e liberado. A perícia criminal esteve no local e nós, enquanto comissão e médicos-veterinários, estamos reunindo todas as provas possíveis para que a justiça seja feita por esses animais”, destacou o vereador Aldenor Lima.
Abandono e insalubridade
Os animais foram encontrados abandonados em uma residência que apresentava condições extremas de insalubridade, com acúmulo de fezes, forte odor, sujeira e ausência total de alimentação adequada. Devido à negligência prolongada, cães vivos estavam consumindo as carcaças dos que haviam morrido, configurando um dos cenários mais graves já registrados pela equipe de proteção animal.
“É uma das situações mais chocantes que já acompanhamos. Encontramos animais debilitados, traumatizados e lutando pela própria sobrevivência. É nosso dever garantir que esses crimes não fiquem impunes e que esses cães tenham uma nova chance de vida com dignidade”, afirmou Aldenor Lima.
Pedido urgente de adoção responsável
Todos os 24 cães resgatados foram encaminhados ao Hospital Público Veterinário do Amazonas, onde recebem atendimento emergencial, alimentação, hidratação e cuidados intensivos. A secretária da Sepet, Joana Darc, juntamente com o vereador Aldenor Lima, fez um apelo à população pela adoção responsável dos animais.
“Há pouco mais de uma semana fizemos uma operação de desmonte de um canil clandestino e, por serem animais de raça, em poucas horas recebemos várias mensagens de pessoas interessadas na adoção. Agora, peço que não seja diferente. Em se tratando de afeto, com ou sem raça, eles transmitem o mesmo amor e precisam da mesma maneira de um novo lar e de acolhimento”, reforçou o vereador.
Após os trâmites legais, todos os animais serão disponibilizados para adoção já castrados, vacinados e vermifugados, garantindo que sigam para novas famílias em condições seguras e saudáveis.
Contato
Se você se identificou com algum desses animais e deseja adotar de forma responsável, entre em contato pelos números: (92) 98211-1111 ou (92) 98145-1111.




