De uma forma muito divertida, alunos do 5º ano do ensino fundamental da Prefeitura de Manaus participaram, nesta quarta-feira, 4/10, do primeiro dia do “Viradão Saeb”. Esta é a 2ª edição do aulão, que faz parte do programa “Educa+Manaus”, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento aconteceu de forma presencial no auditório do órgão, no Parque 10, zona Sul, para 16 escolas e com transmissão ao vivo para mais de 34 mil alunos, que assistiram na própria unidade de ensino. Na quinta-feira, 5/10, será a vez dos alunos do 9º ano.
O “Viradão Saeb” é uma aula diferenciada com foco nos descritores da matriz de referência Saeb, na qual busca promover a excelência no processo de ensino aprendizagem na língua portuguesa e matemática.
O subsecretário de Gestão Educacional, Júnior Mar, falou da reta final de preparação para a avaliação do Saeb, que acontece entre o fim do mês de outubro ou início de novembro e que todas as ações contam com o apoio do prefeito, David Almeida, e da secretária de Educação, professora Dulce Almeida.
“Mais uma vez estamos realizando o Viradão Saeb. Essa é mais uma ação em busca de preparar os nossos alunos dos 5º e 9º anos para a prova do Saeb, que é uma avaliação que mede a educação básica do Brasil e hoje nossos alunos estão participando de uma super aula, que é um verdadeiro show de língua portuguesa e matemática”, mencionou o subsecretário.
Aulas
O conteúdo das aulas foi ministrado pelos professores de português e matemática do SuperEnsino, que lecionam no 6º tempo, que também faz parte do “Educa+”. Uma das aulas mais aguardadas foi a de matemática que, de uma forma muito descontraída, deixou de ser a matéria bicho-papão para a maioria dos alunos. O professor, Marvyson Darley, mais conhecido como “Pimpolho”, é o responsável por mudar o pensamento dos estudantes.
“O que está acontecendo em Manaus é algo ímpar. As crianças estão se divertindo estudando e isso é algo muito importante. A prova disso é que muitas me mandam mensagem dizendo que deixaram de ter medo de matemática e estão gostando de estudar a disciplina e se ele gosta, o resultado é diferente”, disse o professor mais aguardado pelos alunos, Pimpolho.
A professora de português, Luana Iensen, também não deixou o show parar. “Hoje os alunos tiveram um aulão-show de língua portuguesa, a partir da interpretação que vai explorar sentido implícito, conjunções, advérbios, tudo de uma maneira divertida com brincadeira e que eles nunca mais esquecerão”, afirmou Luana.
“Essa aula foi maravilhosa, aprendi sobre ângulo reto, agudo, obtuso, raso. Os professores fazem tudo parecer muito mais fácil e assim já me sinto preparada para o Saeb”, declarou Lauane Veridyana, aluna da escola municipal Vila da Felicidade, no Mauazinho, zona Leste.
— — —
Texto – Érica Marinho/ Semed