Dados divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) revelaram que o estado registrou mais de 1,9 mil casos de dengue no período de 1° de janeiro a 22 de fevereiro de 2024. O Informe Epidemiológico das Arboviroses do Estado, divulgado na quinta-feira (22), traz informações preocupantes sobre a incidência da doença na região.
Os casos confirmados foram diagnosticados por critério laboratorial ou clínico-epidemiológicos, totalizando 1.915 casos de dengue. Os dados foram compilados a partir do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).
O Ministério da Saúde adiciona uma nota de preocupação ao cenário, informando que o Amazonas também está investigando quatro mortes relacionadas à dengue.
Em resposta a essa situação, a campanha de vacinação contra a dengue foi iniciada em quatro municípios do estado: Careiro da Várzea, Autazes, Manaus e Rio Preto da Eva. A cidade de Careiro deve começar a imunização nesta sexta-feira (23).
Outros sete municípios, que também receberam doses do imunizante, têm o início da campanha previsto para os próximos dias.
AM POST