A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu um alerta para os profissionais de saúde responsáveis pela aplicação da CoronaVac, onde deve ser aspirado do frasco multidose a quantidade de 0,5 ml por pessoa.
As primeiras seis milhões de doses aprovadas pela agência em 17 de janeiro vieram envasadas diretamente do laboratório Sinovac, na China, em frascos de apenas uma dose — com 0,5 ml cada. Já no dia 22 de janeiro, a nova remessa aprovada de 4,1 milhões foi envasada pelo Instituto Butantan, em frasco-ampola de 10 doses — com 6,2 ml, que já começaram a ser distribuídas pelo Ministério da Saúde.
o Butantan explica “que cada frasco possui, nominalmente, 10 doses, mas que, seguindo as boas práticas de fabricação, é envasado um volume maior que, se retirado com cuidado das ampolas pelos profissionais das unidades de saúde, pode render até duas doses a mais.
Cada ampola da vacina tem 6,2 ml. Isso pode contribuir para imunizar um maior número de pessoa a cada frasco aberto.” A vacina após deslacrada deve ser aplicada em até oito horas, desde que o frasco seja armazenado em condições assépticas e refrigerado entre 2ºC e 8ºC.
FONTE: UOL